Assembleia Legislativa celebra 20 anos da Uern em Natal

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta segunda-feira (11) Sessão Solene em homenagem aos 20 anos de instalação do Campus Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), em Natal, no dia 13 de junho de 2002, com a proposta de ser a primeira universidade pública na Zona Norte, maior e mais populosa região administrativa da cidade. Proposta pelo deputado George Soares (PV), a solenidade homenageou dez pessoas com relevantes serviços prestados a instituição.

“A UERN completa 20 anos fazendo história na vida de milhares de potiguares que moram na Zona Norte. Nosso mandato tem um carinho enorme por essa instituição tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.

Atualmente, com cinco cursos de graduação (Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Religião), o campus de Natal tem cerca de mil estudantes. Mas, com o novo prédio, cuja estrutura tem um piso de estacionamento e três pavimentos com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios e salas de professores, a Universidade terá capacidade de ampliar a oferta de vagas para três mil alunos, com até mais oito novos cursos de graduação, considerando os três turnos de funcionamento. Esses novos cursos ainda não estão definidos. Eles serão escolhidos com base nas demandas atuais e locais para a Zona Norte, e precisam ser aprovados pelos conselhos superiores da Uern.

Representando os homenageados o professor e ex-reitor da Uern, José Walter Fonseca, iniciou seu discurso parafraseando o ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia quando o mesmo disse: “A Uern é a maior obra erigida pelo povo de Mossoró e entregue por amor e respeito ao povo do Rio Grande do Norte” e continuou ao reconhecer a importância da Casa Legislativa na busca de soluções para os problemas da instituição.

“Estamos falando de uma instituição que democratizou o direito do filho do agricultor dos quatro cantos do RN ao ensino superior. Essa comenda representa o reconhecimento do povo do nosso Estado pela dedicação e luta pela nossa Uern que hoje chega aos seus 54 anos forte e mais independe”, discursou ao concluir emocionado: “A razão me fez chegar até aqui, mas a emoção me faz permanecer onde cheguei”, disse.

Representando a reitora Cicília Raquel Maia Leite, que não pode estar presente em virtude de compromissos agendados anteriormente, o vice-reitor Francisco Dantas, agradeceu a proposição da homenagem e o reconhecimento a todos que dedicam sua vida a Uern. “Um dia especial. Reconhecer a importância da Uern é permitir que realidades sejam transformadas. São 20 anos mas estamos preparados, muito pelo que essa Casa fez por nós, ao aprovar projetos tão importantes e por reconhecer que sem educação de qualidade não teremos futuro, para tornar essa instituição ainda maior do que ela é hoje”, ressaltou.

O campus de Natal foi fundado em 13 de junho de 2002. A inauguração do novo prédio, em 15 de maio de 2022, marcou os 20 anos da chegada da Uern à capital, com a proposta de ser a primeira universidade pública na zona Norte, maior e mais populosa região administrativa da cidade.

O Complexo Cultural da Uern (CCUERN), que abrigou os cursos de graduação da Universidade na zona Norte, continuará fazendo parte do campus de Natal, passando a ser espaço inteiramente dedicado às atividades da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), que atende a cerca de 1.200 pessoas da comunidade, de crianças a idosos, por semestre, em turmas de dança, música, teatro e modalidades esportivas. No CCUERN, também continuará funcionando o Núcleo de Prática Jurídica, onde os alunos do curso de Direito realizam cerca de mil atendimentos anuais, bem como outras atividades de extensão da Uern em Natal.

Homenageados
Ana Lúcia Dantas
Ana Lúcia Castro Nascimento
André Gustavo Pereira
Antonio Jânio Fernandes
Francisco Canindé Guilherme
Francisco Dantas de Medeiros Neto
Gevaldo Xavier da Cruz
Maria Augusta de Souza Torres
Rosemary de Carvalho Teixeira
José Walter Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.