‘Atlas’ aponta que RN é o Estado com maior aumento da taxa de homicídio: 232%

ctv-eye-violencia-rn

Exército chegou a ser acionado para o Estado diante de uma crise de segurança neste ano

Ricardo Araújo, Especial para o Estado

O aumento da taxa de homicídio no Rio Grande do Norte entre 2005 e 2015 foi a maior do País: 232%. O dado consta no Atlas da Violência 2017, divulgado nesta segunda-feira, 5, pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O Estado potiguar também liderou, negativamente, índices relacionados à violência contra negros, com aumento de 331,8% no mesmo período; e ainda contra jovens, com variação de 299,6%.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN), informou que “a metodologia utilizada para contabilizar os homicídios no Rio Grande do Norte inclui todas as macrocausas (ações do tráfico; violência interpessoal; violência patrimonial; ação típica de estado; não confirmadas)”. E que outros Estados, como em São Paulo, segundo consta na nota, “não estão contabilizando alguns homicídios, principalmente quando são ações típicas de Estado (confronto entre criminosos e policiais)”.

A Secretaria potiguar destaca, ainda, “que seja necessária a padronização desses dados para uma aferição mais honesta dos índices”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.