Caern interrompe abastecimento de água para carcinicultura e irrigação no Vale do Açu

Reunião entre representantes do Governo, prefeitos e empresários da região do Vale do Açu aconteceu nesta quarta-feira (13) (Foto: Lamonier Araújo/Inter TV Cabugi)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai interromper por, pelo menos, três dias, a partir das 21h desta quinta-feira (14), o fornecimento de água para as atividades de irrigação e carcinicultura do Vale do Açu. O motivo é que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável por fornecer água a toda a região, não está conseguindo dar conta do abastecimento de alguns municípios, por causa da escassez de chuva e do baixo nível do reservatório.

A medida visa a priorizar o abastecimento dessas cidades. Segundo informações da própria Caern, desde a semana passada Macau, Guamaré e Pendências já estão sem água. Se o problema não for resolvido, mais três municípios podem ficar na mesma situação: Alto do Rodrigues, Almino Afonso e Carnaubais.

A decisão de corte no abastecimento foi acertada entre os prefeitos dessas cidades, agricultores e representantes do Governo do Estado, em uma reunião realizada no auditório da Governadoria nesta quarta (13). As informações são do G1 RN.

O diretor da Companhia de Águas, Marcelo Toscano, afirma que também vai intensificar a fiscalização nas tubulações da região, para evitar desvios ilegais e garantir que as empresas estão cumprindo com o determinado. Caso a ordem seja descumprida, os responsáveis serão multados.

A medida de interrupção no fornecimento de água para os fins econômicos é uma primeira tentativa de normalização do serviço para as cidades. Caso dê certo, essas interrupções vão passar a acontecer periodicamente. Em caso contrário, será buscada uma outra maneira de suprir a falta de água na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.