Camarões restringe fluxo em fronteira com Guiné Equatorial após mortes por febre hemorrágica de causa desconhecida

Camarões restringiu o movimento ao longo de sua fronteira com a Guiné Equatorial após “várias mortes inexplicadas” por febre hemorrágica, informou o Ministério da Saúde do país nesta sexta-feira (10).

As restrições foram impostas “tendo em conta o elevado risco de importação desta doença e de forma a detectar e responder a eventuais casos numa fase precoce”, refere em comunicado.

As investigações estão em andamento e a vigilância epidemiológica foi fortalecida com o apoio de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, acrescentou.

A Guiné Equatorial disse em comunicado na quarta-feira (8) que registrou uma “situação epidemiológica incomum” nas últimas semanas em seu distrito de Nsok Nsomo, província de Kie-Ntem, que causou nove mortes.

O Ministério da Saúde de Camarões divulgou um comunicado na quinta-feira (9) dizendo que registrou cerca de 20 mortes em aldeias na província de Kie-Ntem, na Guiné Equatorial, que faz fronteira com Camarões.

(Com informações de Bate Felix, roteiro de Sofia Christensen e edição de Toby Chopra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.