Cientistas encontram 10 planetas que podem abrigar vida fora do Sistema Solar

Cientistas encontram 10 planetas que podem abrigar vida fora do Sistema Solar

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira, 19, a descoberta de 219 possíveis exoplanetas (situados fora do Sistema Solar), incluindo dez de tamanho similar ao da Terra onde hipoteticamente poderia existir água em estado líquido e permitir a vida.

No total, 4.034 potenciais exoplanetas já foram detectados pelo telescópio Kepler, dos quais 2.335 foram confirmados por outros telescópios.

Cerca de 50 destes planetas, chamados assim porque estão situados fora do Sistema Solar, são de um tamanho próximo ao da Terra e se encontram na zona habitável de suas estrelas, incluindo os últimos dez, cuja existência foi conhecida nesta segunda. As informações são de O Estado de São Paulo.

Desta meia centena de planetas potencialmente irmãos da Terra, mais de 30 foram confirmados.

“Este meticuloso catálogo é o fundamento científico que permitirá responder diretamente a uma das questões mais fortes na astronomia, que é determinar o número de planetas irmãos da Terra” na Via Láctea, explicou Susan Thompson, integrante do grupo de cientistas da equipe Kepler e do instituto SETI, dedicado à busca por inteligência extraterrestre.

Estas últimas descobertas foram anunciadas à imprensa durante a conferência “Fourth Kepler and K2 Science” celebrada nesta semana no centro de pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia.

Nesta conferência foi apresentada a versão final e a mais completa e detalhada do catálogo dos exoplanetas descobertos a partir de dados recolhidos durante quatro anos de observações deste telescópio.

O Kepler foi lançado em 2009, mas sua missão original terminou inesperadamente em 2013 por causa de uma falha em seus giroscópios.

O telescópio investigou 150 mil estrelas na constelação de Cygnus. /AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.