Dois milhões de eleitores vão às urnas no Amazonas neste domingo

Mais de 2,3 milhões de eleitores vão às urnas no Amazonas neste domingo para a eleição suplementar que irá escolher o novo governador do estado. Nove candidatos disputam a preferência do eleitorado: Amazonino Mendes (PDT), Eduardo Braga (PMDB), Jardel (PPL), José Ricardo (PT), Liliane Araújo (PPS), Luiz Castro (Rede), Marcelo Serafim (PSB), Rebecca Garcia (PP) e Wilker Barreto (PHS). A nova eleição foi determinada após o ex-governador José Melo (PROS) e o vice José Henrique Oliveira terem os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral por compra de votos no pleito de 2014. Caso seja necessário, o segundo turno está previsto para acontecer no dia 27.

O Amazonas possui 61 zonas no interior e 13 na capital, compostas por 7,262 seções eleitorais no estado, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. A votação começou às 8h do horário local e termina às 17h. Cerca de 1.533 mil eleitores serão identificados por meio da impressão digital por terem realizado o cadastramento biométrico. As informações são de O Globo.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, está em Manaus e acompanha a eleição até a totalização dos votos. Ele deverá participar de entrevista coletiva à imprensa. Em visita ao TRE do Amazonas no dia 26 de julho, Mendes verificou os preparativos da eleição para governador e vice-governador, que custará até R$ 18 milhões, incluindo o segundo turno, caso se faça necessário.

REFORÇO DE 4,4 MIL MILITARES

A segurança foi reforçada no estado para o pleito. Além de agentes da Polícia Militar, 4,4 mil homens das Forças Armadas dão apoio logístico, ajudando no envio das urnas eletrônicas para localidades distantes. Segundo o Ministério da Defesa, as tropas federais estão alocadas nos lugares que registraram algum tipo de tumulto ou incidente nas eleições passadas. Assim, militares reforçam o esquema nos municípios de Autazes, Amaturá, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Coarí, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.