Eleitores podem acessar resultados da eleição de forma detalhada na internet

Há mais de 34 anos, as cidadãs e os cidadãos brasileiros quando vão votar têm a liberdade para escolher de maneira democrática os seus candidatos. Essas eleitoras e eleitores também contam, de forma transparente, com as facilidades proporcionadas por ferramentas da Justiça Eleitoral, podendo ter acesso aos resultados das eleições e, inclusive, consultar o número de votos por seção eleitoral. Mas você sabe como fazer isso?

Como checar votos

É possível fazer a checagem detalhada da votação por seção eleitoral a partir dos números disponíveis no Portal de Dados Abertos (PDA). As informações podem ser obtidas acessando dados específicos da disputa pelo cargo requerido para a pesquisa. Geralmente, as informações disponíveis no PDA são arquivos com um grande número de linhas, sendo necessárias ferramentas como o Excel ou outros softwares adequados, que a própria página do PDA sugere.

Outras opções

Por meio do sistema Resultados, ao consultar os dados da urna, é possível verificar quantos foram os votos em cada seção eleitoral, por meio das informações do Registro Digital de Voto (RDV). Ao filtrar pela seção escolhida, a eleitora ou o eleitor pode visualizar de forma on-line quantos votos foram registrados naquele local e quem foram os candidatos votados.

Para ter mais informações na palma da mão, o usuário também pode ter baixar os aplicativos Resultados e Boletim na Mão, disponíveis na App Store e Google Play.

Além disso, é possível acessar informações sobre o resultado final das Eleições 2022, entre outros dados, no sistema de estatísticas eleitorais.

Fato ou Boato?

Recentemente, foram publicadas em redes sociais postagens de pessoas que alegavam ter havido fraude na contabilização dos votos, porque determinadas seções eleitorais teriam registrado apenas votos para um único candidato. A página Fato ou Boato, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já desmistificou o tema.

Segundo o esclarecimento, a votação em um único candidato foi observada no primeiro turno das Eleições 2022 em 14 estados brasileiros, incluindo comunidades indígenas. É comum nesse tipo de localidade, bem como em áreas quilombolas, que haja convergência nos votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.