Fator Arthur Lira faz Valdemar enquadrar bolsonaristas do PL pela primeira vez

A articulação de bolsonaristas do PL para lançar uma candidatura avulsa contra Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara fez Valdemar Costa Neto enquadrar, pela primeira vez, a ala radical do partido.

Em uma conversa dura com parlamentares que defendiam o lançamento do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) ao cargo, o presidente do PL deu um ultimato: afirmou que expulsaria sumariamente o candidato e os demais dissidentes que o apoiassem.

A ameaça aconteceu em um conversa com bolsonaristas em Brasília a poucos dias da eleição da Câmara, na qual Lira foi vencedor com votação recorde. Entre os presentes estavam os deputados Bia Kicis (PL-DF) e Mário Frias (PL- SP).

No diálogo duro, Valdemar disse que seu partido existia antes da entrada dos bolsonaristas e que não abriria mão de “honrar o compromisso” firmado com Lira de apoiá-lo.

Diante da ameaça, os “insurgentes” resolveram abrir mão dessa disputa, mas seguem articulando, em paralelo, outras iniciativas para enfrentar a ala não ideológica do PL e aumentar seu controle sobre áreas do partido comandadas por aliados de Valdemar.

Os parlamentares hoje estão focados em tomar para si a liderança na Câmara.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.