Governo diz que vai dobrar número de leitos do hospital regional de Assú

O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, no município de Assú, nos seus 18 anos, recebe o primeiro grande investimento na reestruturação física e tecnológica, impactando de forma significativa na região. Com os recursos do Governo do RN, a unidade irá dobrar o número de leitos disponíveis do Pronto Socorro que passará de 8 para 16 leitos.

“O Hospital de Assú está sendo contemplados com duas reformas: a ala que comporta a rede-materno infantil, já concluída e com parte dos equipamentos entregues conforme o que preconiza a Rede Cegonha, e no momento encontra-se em obras o setor de Urgência e Emergência”, relata Ana Petta, gerente da Unidade Setorial do Governo Cidadão.

‘‘Regionalizar a saúde é uma meta da gestão do governador Robinson Faria. Além de Assú, o Governo está estruturando a Rede de Urgência e Emergência de mais seis hospitais. O investimento total com obras e equipamentos chega a R$ 51 milhões’’, declara o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Vagner Araújo.

A dona de casa Virgínia Bezerra deu a luz de seu quarto filho em Assú.  “Esta é a minha quarta gravidez. Para ter o meu primeiro filho, eu tive que ir para Mossoró. Agora meu bebê vai nascer perto de casa, da minha família, como está sendo bom e mais tranquilo”, conta.

De acordo com a diretora administrativa do hospital, Siana Mendes, a unidade realiza em média 357 atendimentos por mês, incluindo urgências e partos, atendendo moradores de 13 municípios da região.

“Com a reforma vamos poder atender melhor a população tanto na parte de urgências e emergências quanto no setor obstetrício também”, destaca a diretora.

O investimento de R$ 2,6 milhões que o Governo do RN está fazendo através do Governo Cidadão e Secretaria de Saúde são por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. Também será adquirido novos aparelhos para as salas de reanimação e de pequenas cirurgias. A entrada da unidade também será ampliada e a unidade terá nova casa de tratamento de esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.