Janot diz que Temer fez “confissão” e pede ao STF para interrogá-lo

BRASILIA, DF, BRASIL, 03-05-2017, 14h00: Sessão no plenário do STF Supremo Tribunal Federal, Procurador geral Rodrigo Janot, em Brasília DF (Foto: Igo Estrela/Folhapress)

Por Letícia Casado – Folha de São Paulo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que Michel Temer fez uma “confissão” sobre ter participado de uma conversa na qual foram tratados de possíveis crimes de corrupção de agentes públicos e pede para tomar o depoimento do presidente.

A afirmação faz parte de uma petição encaminhada ao ministro do STF Edson Fachin, responsável pelo inquérito aberto com base na delação da JBS para investigar se o presidente cometeu crimes de corrupção passiva, embaraço à investigação da Lava Jato e organização criminosa.

Janot cita trecho do pronunciamento do presidente no último sábado (20), no qual Temer relata encontro durante a noite para conversar com Joesley Batista no Palácio do Jaburu.

Temer ouviu relato de compra de juízes e procuradores sem demonstrar oposição.

“O presidente confirma que fez parte do diálogo o possível crime de corrupção: [Temer diz no diálogo que] ‘E por isso mesmo eu devo dizer que, não acreditei na narrativa do empresário de que teria segurado juízes, etc. Ele é um conhecido falastrão, exagerado'”, destaca a PGR (Procuradoria-Geral da República).

“Mais uma vez o fato relevante não é negado, sendo, em realidade, objeto de confissão no sentido de que os interlocutores dialogaram sobre possível corrupção de agentes públicos”, escreve Janot.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.