Joesley e Saud se entregam à Polícia Federal em São Paulo

O empresário Joesley Batista e o diretor da JBS Ricardo Saud se entregaram à Polícia Federal (PF) por volta das 14h deste domingo. Eles chegaram em carros separados na Superintendência da PF na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, sem dar declarações à imprensa.

A PF não informou se eles serão transferidos para Brasília.

Joesley havia deixado o apartamento da família na Rua Haddock Lobo, nos Jardins, em São Paulo, por volta das 13h45 deste domingo. No banco de trás de um Toyota Hylux com os vidros escuros, Joesley passou pelos jornalistas.

Atendendo a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Fachin determinou a prisão temporária de Joesley e Saud, sob a suspeita de terem descumprido acordo de delação premiada ao omitir informações dos procuradores. Eles teriam conseguido informações privilegiadas com o ex-procurador Marcelo Miller, como sugerem gravações entregues à PGR. As informações são de O Globo.

Janot deve pedir a rescisão do acordo de delação, que previa imunidade penal aos executivos da JBS. Na sexta-feira à noite, a defesa de Joesley e Saud já havia entregue os passaportes dos dois delatores à Justiça, numa tentativa de mostrar que eles não teriam interesse de fugir.

Na decisão que pediu a prisão dos executivos, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que há “múltiplos os indícios, por eles mesmos confessados, de que integram organização voltada à prática sistemática de delitos contra a administração pública e lavagem de dinheiro”.

O prazo inicial é de cinco dias de detenção para Joesley e Saud e, depois desse período, a medida pode ser convertida em prisão preventiva, sem prazo para terminar. Ou resultar na soltura dos dois, a depender de decisão de Fachin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.