Justiça suspende contrato entre Prefeitura de Serra Negra do Norte e empresa de assessoria de licitação

Resultado de imagem para prefeito de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes de Medeiros.

Justiça acatou pedido da Promotoria de Justiça de Serra Negra do Norte e suspendeu contrato administrativo, oriundo de licitação com indícios de direcionamento

O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu a suspensão, cautelarmente, de um contrato firmado entre a Prefeitura de Serra Negra do Norte e uma empresa de prestação de serviços técnicos especializados de apoio à Comissão Permanente de Licitação e Equipe de Pregão. Durante a instrução de um inquérito civil instaurado em maio passado, foi comprovado que houve direcionamento do processo licitatório, sobrepreço, infringência de súmula do TCE e burla à obrigatoriedade do concurso público.

Um dos fatos que chamou atenção no contrato entre a Prefeitura e a empresa Alicon Licitações e Contratos Ltda – ME é que a sessão da licitação ocorreu às 17h do dia 24 de fevereiro passado, sexta-feira véspera de carnaval, quando a Prefeitura já estava fechada, tendo ocorrido a assinatura do contrato no mesmo dia, além do fato da empresa vencedora ter sido a única a participar do certame.

Na ação, a Promotoria destaca que o termo de referência do edital de tomada de preços trazia exigências que restringiam ilegalmente o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o objetivo de beneficiar a responsável técnica da empresa, a advogada Hélyda Wanderley da Costa, que fez parte da equipe de transição do atual prefeito de Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes de Medeiros.

Em relação ao sobrepreço, a Promotoria aponta que o serviço de apoio administrativo à comissão permanente de licitação e equipe de pregão, realizado pela prefeitura municipal de Serra Negra do Norte no ano de 2017, sofreu um acréscimo de 87,5% em relação ao custo médio mensal do ano de 2016.

A Promotoria destaca que o município de Serra Negra do Norte já tem procurador jurídico (cargo comissionado) e assessora jurídica (cargo efetivo), com conhecimento jurídico suficiente para prestar apoio à comissão de licitação ou ao pregoeiro.

Na ação, o MPRN alega que o prefeito contratou os serviços da Alicon Licitações e Contratos Ltda. ME como forma de agregar a advogada Hélyda Wanderley à folha de pagamento da Prefeitura de Serra Negra do Norte, burlando o concurso público, incorrendo na prática de atos de improbidade administrativa. Na decisão, além de suspender o contrato, o juiz determina ainda que o prefeito de Serra Negra do Norte deve se abster de realizar qualquer repasse financeiro à empresa contratada, sob pena de desobediência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.