Maia diz a Alckmin que DEM deverá ter candidato próprio a presidente em 2018

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que o DEM deverá ter candidato próprio na eleição presidencial de 2018, o que significa que, pela primeira vez em anos, tucanos e democratas estarão separados na disputa no primeiro turno do pleito. Enquanto era presidente da República em exercício, Maia recebeu o tucano – que quer ser o candidato do PSDB em 2018 – para um jantar na residência oficial da Câmara, na noite de terça-feira.

Parlamentares de outros partidos também participaram do encontro, como do PP e PR. Cerca de 30 pessoas estiveram na residência.

Maia reiterou que o DEM vem passando por um processo de fortalecimento, buscando novos parlamentares e discutindo a mudança de nome. O DEM poderá se chamar Centro, mas ainda estaria em discussão. As informações são de CRISTIANE JUNGBLUT, O Globo.

— O clima (do jantar) estava ótimo. O ideal é o DEM ter candidato (em 2018) — repetiu Maia, ao GLOBO.

O presidente da Câmara evita dizer que seria um dos nomes do partido para 2018, e muitos apostam em uma candidatura ao governo do Rio. Ontem, ele chorou ao assinar, como presidente em exercício, o acordo da União com o estado para tentar salvar as contas estaduais.

Já Alckmin trava uma batalha dentro do PSDB com o prefeito de São Paulo, João Doria, para saber quem será o candidato do partido. O governador tem trocado farpas públicas com quem ele lançou na política e bancou como candidato a prefeito, na época.

Na briga por mais parlamentares, o DEM perdeu a briga para o PMDB no caso do senador Fernando Bezerra, que se filiou hoje ao PMDB. O filho e ministro de Minhas e Energia, Fernando Coelho, deve se filiar depois. O DEM vem negociando com os descontentes do PSB, mas o PMDB tem atravessado a conversa.

Os partidos ainda esperam a janela partidária para um troca-troca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.