Ministro da Justiça diz que “Brasil está pronto para eleições”

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, disse, nesta sexta-feira (28), que o “Brasil está pronto para o segundo turno das eleições no que diz respeito à segurança”.

A declaração foi feita durante a reativação do Centro Integrado de Controle e Comando Nacional (CICCN), que vai monitorar em tempo real todas as ocorrências envolvendo o pleito do próximo domingo (30).

“O objetivo é manter a tranquilidade no dia das eleições e garantir que o povo brasileiro exerça livremente o direito do voto”, explicou.

Segundo o ministro, cerca de 500 mil agentes de segurança estão envolvidos no processo eleitoral em todo o país. “Estamos focados principalmente no combate a dois crimes eleitorais que chamaram atenção no primeiro turno: boca de urna e compra de votos”, completou.

Outro fator novo, e que de acordo com o ministro será monitorado, está relacionado a decisões judiciais que obrigam a oferta de transporte público gratuito em algumas cidades durante o período de votação.

Sobre o pós-eleição, Torres informou que a segurança nas ruas e no entorno de prédios públicos ficará a cargo das polícias estaduais.

“Estão preparadas. E poderemos dar apoio, com o emprego da Força Nacional de Segurança, por exemplo, às solicitações que recebermos para conter tumultos ou qualquer outra ação dessa natureza. Mas a princípio não há essa demanda”.

Balanço de ocorrências

No primeiro turno, a Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), registrou 1.634 ocorrências de crimes eleitorais.

A maioria dos flagrantes (444) foi por boca de urna, seguido por compra e/ou venda de votos (198) e violação do sigilo da urna (76). Foram apreendidos mais de R$ 10 milhões em espécie e 441 pessoas presas.

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) reúne representantes da segurança pública das 27 unidades da federação, além de integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Defesa Civil.

Canal de denúncias

Para ajudar no combate aos crimes eleitorais, uma novidade no segundo turno foi a disponibilização do telefone 191 para receber e concentrar as denúncias envolvendo o pleito.

A ligação é gratuita e o número funciona 24 horas por dia.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.