Museu Café Filho é reaberto com exposição de artista plástico alemão

O Museu Casa Café Filho voltou a receber um grande evento depois de oito anos fechado. Nesta quinta-feira (31), o espaço foi reaberto com a exposição do artista plástico alemão Marek Mann, em solenidade que contou com a presença do governador Robinson Faria, a secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, e a diretora-geral da Fundação José Augusto, Isaura Rosado.

A entrega do equipamento, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é parte de uma série de obras com o objetivo de resgatar instituições e patrimônios que fortalecem a cultura do estado. Um dos exemplos é o próprio Museu, que abrigou a casamata sindical do presidente Café Filho, e é um marco na origem arquitetônica de verticalização urbana em Natal, já que foi o primeiro sobrado construído na cidade.

O Museu também se tornou plataforma para o lançamento de um movimento poético, em 1960, o Poema Processo, que juntou artistas potiguares e cariocas numa revolução que até hoje gera inovações na arte literária.

Para o governador Robinson Faria, a entrega da estrutura, restaurada e pronta para receber novas exposições, é motivo de comemoração, sobretudo para a classe artística. “A recuperação do Museu é um resgate histórico e cultural, um espaço que o nosso governo devolve à sociedade. Conversei com alguns artistas e eles estão alegres e admirados com o prédio, o que justifica o nosso esforço. Mais do que restaurar, estamos valorizando e modernizando um local de forte difusão cultural”, disse.

A diretora Isaura Rosado também destacou a reabertura. “Este é um exemplar único da arquitetura do final do século XIX e início do século XX. Aqui, em breve, será abrigada uma expografia, entre outros trabalhos. O Museu está novamente ativo culturalmente depois de passar por um processo de restauração”, disse, lembrando que serão recuperados ainda o teatro Adjuto Dias, em Caicó, e a Biblioteca Pública Câmara Cascudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.