Programa Justiça Escola capacita 120 professores da rede municipal de Parnamirim

Ocorreu na última sexta-feira (4) o encerramento de mais uma capacitação do programa Justiça e Escola, dessa vez realizada na cidade de Parnamirim. Após trabalharem a metodologia chamada “O caráter conta”, que enfatiza seis pilares para consolidação do caráter, os 120 professores e educadores da rede municipal de ensino que participaram do curso estão aptos a repassar os conhecimentos adquiridos para a comunidade e para os alunos das escolas em que trabalham nos diferentes bairros daquele município.

O encerramento formal do evento promovido pelo Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça teve início com uma apresentação do professor, pesquisador e cordelista José Acaci. Ele cantou com ajuda do público, em ritmo de cordel, versos do folclorista Câmara Cascudo enaltecendo a cultura potiguar e também uma cantiga de sua autoria, referenciando o tema central do curso de formação, que são os seis pilares do caráter: cidadania, responsabilidade, respeito, sinceridade, senso de justiça e zelo.

O juiz José Undário Andrade, coordenador executivo do programa, deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando que “os educadores são a razão maior dos trabalhos desenvolvidos no Programa Justiça e Escola” e que o desempenho de atividades como essa “ajudam a continuar a acreditando no sonho de construir um país melhor”.
José Undário lembrou que o programa já existe há dez anos, tendo surgido a partir da ideia de conscientizar pais e alunos sobre seus direitos e deveres no âmbito escolar.

Explicou ainda que “O caráter conta” é uma metodologia científica que foi desenvolvida inicialmente nos Estados Unidos e posteriormente compartilhada com sucesso para vários países do mundo, o que demonstra a confiabilidade desse procedimento adotada pelo “Justiça e Escola”. Fã declarado das ideias do educador Paulo Freire, o magistrado considerou que “também enxerga a educação como vetor de transformação social”.

Em seguida a secretária de Educação de Parnamirim, Francisca Henrique, falou das dificuldades e da satisfação sentida ao participar de iniciativas ligadas à educação e agradeceu a disponibilidade dos educadores para o projeto. Ela enfatizou que “a esperança na Educação ainda existe, pois os professores poderão multiplicar o conhecimento adquirido, repassando o que foi aprendido aos alunos de suas escolas, em um processo de franca amplificação”.

A desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do NAPS, encerrou o evento de forma bastante emotiva, fazendo questão de lembrar que “nesse trabalho todas as homenagens devem ser dirigidas aos professores, pois se constituem como o elemento central dessa missão”. Ela salientou ainda que “desde 2007 o NAPS tem permitido aos juízes que deixem sua atividade peculiar de julgar, para ir ao encontro dos problemas vividos pela sociedade,” e nesse percurso “os magistrados têm a oportunidade de auxiliar na busca de soluções para problemas sociais, atingindo e beneficiando diversas escolas em todo o Estado com esses projetos ligados à Educação”.

Diálogo e renovação

Dentre os professores que participaram da capacitação, Eduardo Martins, que ensina educação artística na rede municipal de Parnamirim, elogiou o projeto na medida que “ajuda a ampliar os horizontes, criando pontes de convivência entre alunos e professores”. Eduardo explica que usa o teatro para produzir esse tipo de diálogo com os alunos dos 7 aos 17 anos e que “poderá usar o que foi aprendido no curso, para tratar dos problemas vividos no dia a dia de crianças e adolescentes de Parnamirim”.

Já a professora Rozélia Alves participou do curso pela segunda vez e destacou ser importante “reciclar conhecimentos e estar atenta às renovações que aparecem na profissão”. Como havia participado do “Justiça e Escola” em 2014, Rozélia dessa vez compartilhou com os colegas as experiências e resultados obtidos em sala de aula por meio da aplicação da metodologia dos pilares do caráter. A professora trabalha com alfabetização de crianças do primeiro ano e pretende “ser mais uma multiplicadora de conhecimento, usando as atividades revisadas e aprendidas” na escola municipal onde atua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.