Promotoria de Justiça pede estudo sobre transporte coletivo em Caicó

Resultado de imagem para transito caico transporte coletivo

Recomendação solicita estudo prévio e realização de processo licitatório para concessão de linhas de transporte público

Como forma garantir à população de Caicó um serviço de transporte público eficiente e que atenda aos preceitos definidos em lei, a 3ª Promotoria de Justiça da comarca expediu nesta quarta-feira (2) recomendação ao prefeito e ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços. A medida faz parte de inquérito civil instaurado para apurar a qualidade do serviço público de transporte urbano no município.

A contratação dos serviços de transporte público coletivo deve ser precedida de licitação e observar as diretrizes contidas na Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída em lei federal.

Entre elas, estão a fixação de metas de qualidade e desempenho a serem atingidas e seus instrumentos de controle e avaliação; definição dos incentivos e das penalidades aplicáveis vinculadas à consecução ou não das metas; alocação dos riscos econômicos e financeiros entre os contratados e o poder concedente; estabelecimento das condições e meios para a prestação de informações operacionais, contábeis e financeiras; identificação de eventuais fontes de receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados, entre outras.

Pela recomendação, os gestores públicos devem realizar um estudo sobre as linhas e serviços, política tarifária e tipos de veículos para a concessão do transporte coletivo municipal de passageiros em Caicó. Após o estudo, devem ser tomadas todas as providências para a regulamentação do serviço por meio de decreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.