Reitores e governo aceleram projeto para interiorização de internet em alta velocidade

Representantes do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte participaram de reunião com o Governo do Estado na última quarta-feira, 05, para definir a execução do projeto de interiorização da infraestrutura de telecomunicações no Rio Grande do Norte. Na ocasião, um grupo de trabalho foi formado com a missão de elaborar a proposta de parceria entre o Poder Executivo e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que permitirá a expansão do backbone Infovia Potiguar para acesso à internet de alta velocidade.

Os municípios de Natal e Mossoró já serão beneficiados pelo acordo entre RNP e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que fornecerá 100 Gb/s para interligação de universidades e centros de pesquisa em alta velocidade. Com a contrapartida do governo estadual, espera-se estender a internet para outros pontos e beneficiar instituições como escolas de Ensino Médio, Fundamental e Técnico, hospitais, delegacias, centros culturais, bibliotecas públicas, praças e redes públicas Wi-Fi.

De acordo com a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o governador Robinson Faria enviou ofício para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ao qual a RNP é vinculada, manifestando interesse em aderir à integração e uso mútuo da infraestrutura.

“Diversos atores do Estado necessitam dessa estrutura, portanto, os próximos passos devem ser rápidos para termos prioridade na implantação do projeto ainda em 2017”, observou a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, também presidente do Fórum de Reitores do RN. O grupo de trabalho fará a reunião de instalação na próxima segunda-feira, 10, para dar celeridade ao detalhamento do plano de ação a partir dos interesses e das necessidades locais.

Participam deste grupo representantes da UFRN, Universidade do Estado do RN (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal do RN (IFRN) e das secretarias de Educação (SESED), Segurança e da Defesa Social (SESED), Planejamento (SEPLAN) e do Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.