RN libera D5 de vacina contra Covid para idosos acima de 60 anos

São Paulo – Vacinação contra covid-19 de pessoas com comorbidade no posto drive-thru montado no Memorial da América Latina.

O Rio Grande do Norte deve iniciar nesta sexta-feira (9) aplicação da terceira dose de reforço (D5) contra covid-19 para idosos acima de 60 anos.

A ampliação da campanha acontece em decorrência de fatores como o aumento no número de casos notificados e hospitalizados da doença, além da identificação da variante BE.9 no Estado.

O objetivo, de acordo com a Sesap, é aumentar a imunidade e reduzir o número de óbitos do público-alvo.

Ao todo, foram distribuídas 59.100 doses de Pfizer-adulto para efetivar a vacinação dos idosos, das quais 15.438 serão destinadas ao município de Natal. Em nota técnica publicada nesta quarta-feira (7), a Sesap orienta que os municípios devem retirar as doses nas Unidades Regionais de Saúde Pública – e os municípios da Região Metropolitana de Natal na sede da Unicat – a partir desta quinta-feira (8), para que iniciem a vacinação a partir da sexta-feira.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, além do cenário geral da covid-19 no Estado, a decisão também foi motivada pelo aumento no número de óbitos de idosos, que tomaram a D4 a mais de 6 meses.

“O Estado vem vacinando com a quinta dose os idosos acima de 80 anos, então a ideia é que a partir da próxima sexta-feira nós possamos garantir a aplicação da quinta dose para todas as pessoas acima de 60 anos”, explicou.

No Rio Grande do Norte, 102% da população acima de 60 anos já receberam a primeira dose ou dose única da vacina contra a covid-19, o que corresponde a um total de 474.672 idosos.

Em relação à primeira dose de reforço (D3), 434.963 idosos receberam a aplicação, enquanto na segunda dose (D4), 58% do público conta com a dose no esquema vacinal. Os dados são do RN + Vacina atualizados às 8h51 desta quinta-feira (8).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.