Defesa quer que STF julgue habeas corpus de Palocci no mesmo dia do de Lula

Resultado de imagem para Defesa quer que STF julgue habeas corpus de Palocci no mesmo dia do de Lula

A defesa do ex-ministro Antonio Palocci pediu para a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, marcar o julgamento de seu habeas corpus na próxima sessão plenária da corte, em 4 de abril. O dia é o mesmo em que será retomado o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido foi feito a Cármen Lúcia na manhã desta quinta-feira (22), antes de o plenário começar a discutir o caso de Lula. Devido ao horário, a sessão foi suspensa e a análise do habeas corpus de Lula será retomada em 4 de abril.

Na petição, os advogados de Palocci criticaram a ministra por ter agendado o julgamento do pedido de Lula antes do caso do ex-ministro.

“Vossa Excelência optou por priorizar o julgamento de habeas corpus preventivo, impetrado em favor de paciente [Lula] que não se encontra preso, em manifesto detrimento do julgamento do presente writ, o qual, repita-se pela centésima vez, aponta ilegalidade de prisão preventiva que se alonga por nada menos do que um ano e meio”, afirmou a defesa de Palocci. As informações são da Folha de São Paulo.

O ex-ministro petista está preso pela Lava Jato em Curitiba desde 26 de setembro de 2016. Ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro em junho de 2017 a 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva envolvendo contratos com a Odebrecht na construção das sondas da Sete Brasil e o Estaleiro Enseada do Paraguaçu.

Ele ainda não foi julgado em segunda instância. Por essa razão, a defesa critica o tempo alongado da prisão.

“Com o devido respeito, nada justifica julgar um habeas corpus preventivo, por mais eminente que seja o paciente, em detrimento do presente habeas corpus, o qual foi impetrado muito antes do habeas corpus que Vossa Excelência optou por julgar na sessão de hoje (22.03.2018), agravando a coação ilegal a que se encontra submetido Antonio Palocci Filho”, escreveram os advogados Alessandro Silverio, Bruno Augusto Vianna e Sylvio Lourenço da Silveira Filho.

O relator do habeas corpus é o ministro Edson Fachin. Em maio do ano passado, ele negou liminarmente (provisoriamente) o pedido da defesae decidiu remeter o caso ao plenário, composto pelos 11 ministros, em vez de julgá-lo na Segunda Turma, formada por cinco.

O julgamento já havia sido marcado no ano passado, mas Fachin disse em plenário nesta semana que, na ocasião, o adiamento foi solicitado pela própria defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.