Procuradoria do RN empossa seis novos procuradores de Justiça

Com a posse, o Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça passa a contar com 17 membros

Seis promotores de Justiça foram empossados no cargo de procurador de Justiça na manhã desta sexta-feira (6), em solenidade realizada na Procuradoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte. Eles foram escolhidos em votação do Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Norte (CSMP/RN), durante sessão extraordinária do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), realizada na última terça-feira (3). Com a posse, o CPJ passa a contar com 17 procuradores de Justiça.

A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça (PGJ), Eudo Rodrigues Leite, presidente do Colegiado, que foi composta ainda pelo corregedor-geral do MPRN e procurador de Justiça, Anísio Marinho Neto, e pelo vice-presidente da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), Cláudio Alexandre de Melo Onofre.

Para o PGJ Eudo Leite, o MPRN terá uma oxigenação no Colegiado muito oportuna e necessária. “A ascensão dos colegas é absolutamente positiva e acredito que, para os que já compõem o Colegiado, será uma experiência importante porque é uma renovação muito forte. Será o momento de travar novas ideias e trazer novas compreensões para o debate, e acredito que novos horizontes certamente se abrirão”, declarou.

Também durante a cerimônia de posse, o corregedor-geral do MPRN, Anísio Marinho Neto, destacou em seu discurso que espera que “os colegas empossados sigam com a missão funcional de contribuir para a consolidação da democracia em busca da justiça social”.

Como uma das procuradoras de Justiça empossadas, Naide Maria Pinheiro discursou representando os demais novos membros do Colegiado. Em sua fala, ela reforçou aos colegas promotores de Justiça “que os prossigam lutando pelos mesmos ideais de justiça, segurança e paz social, e que façam dos nossos novos gabinetes uma extensão dos seus. Espero que possamos contribuir para um Ministério Público forte e, acima de tudo, honrado”.

A primeira sessão com a presença dos novos procuradores de Justiça já tem data marcada e será realizada na próxima quinta-feira (12).

Conheça os novos Procuradores de Justiça

Carlos Sérgio Tinoco – 58 anos

Ano de ingresso no MPRN: 1988

Tendo com última titularidade a 20ª Promotoria de Justiça de Natal, na área criminal, teve também uma atuação de destaque em comarcas do interior do estado, especialmente no Tribunal do Júri na cidade de Alexandria.
“A promoção é uma satisfação pessoal e uma forma de homenagear meu pai, procurador de Justiça aposentado, que sempre manifestou o desejo que eu viesse a atingir o último degrau da carreira do MPRN. E, nesta nova fase, espero desempenhar minhas atribuições da melhor forma possível”.

Fernando Batista Vasconcelos – 52 anos

Ano de ingresso no MPRN: 1990

Ex-Procurador-Geral de Justiça, e atual presidente da Ampern, atuou em diversas Promotorias de Justiça da capital e do interior, além de ter exercido funções administrativas na Coordenadoria Jurídica Administrativa e no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais. Na área acadêmica, possui duas especializações: Investigação, Constituição e Direito de Defesa e Especialização Institucional em Docência no Ensino Superior.
“Muito me honra, após 27 anos de dedicação ao MPRN, poder chegar ao ápice da carreira. Darei o meu melhor para contribuir para o engrandecimento e avanços institucionais no Colégio de Procuradores, bem como procurarei defender, na Segunda Instância, as teses do Ministério Público, sobretudo aquelas relacionadas aos direitos coletivos e difusos e a defesa dos hipossuficientes. O Gabinete estará sempre aberto aos colegas promotores de Justiça que queiram debater e dialogar sobre suas teses recursais”.

Jorge Augusto de Macedo Tonel – 59 anos

Ano de ingresso no MPRN: 1986

Com atuação destacada frente à 3ª Promotoria de Justiça de Natal, com especialidade na área criminal, ganhou notoriedade por seu trabalho no julgamento dos policiais presos na opreção novos rumos, que desmontou esquema de corrupção dentro do 9º Batalhão de Polícia Militar em Natal.

José Alves da Silva – 53 anos

Ano de ingresso no MPRN: 1994

Pós-graduação em Direito de família e sucessões, José Alves vinha aplicando seus conhecimentos à frente da 14ª Promotoria de Justiça de Natal, especializada em Sucessões e Registros Públicos. Teve, certamente, como maior destaque de sua atuação no Ministério Público o desempenho do cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2005 a 2007, período em que empreendeu a inauguração da atual sede da Procuradoria-Geral de Justiça e diversas sedes espalhadas pelo interiro do Estado.
“Espero que todos os colegas, assim com têm feito ao longo da carreira, continuem colaborando para o aprimoramento do MPRN sempre visando alcançar uma sociedade mais justa e solidária”.

Naide Maria Pinheiro – 44 anos

Ano de ingresso no MPRN: 1997

Com mestrado em Direito Constitucional pela UFRN, sua atuação nos últimos anos foi focada na defesa dos idosos e das pessoas com deficiência. No ano de 2006, venceu o Prêmio Innovar, na categoria Ministério Público, pelo projeto “Ministério Público em defesa do direito à educação das pessoas com deficiência”, que identificava crianças e adolescentes com deficiência fora do ambiente escolar e providenciava a inclusão dessas pessoas.
“Espero continuar honrando o nome do MPRN e lutando pela efetivação da Justiça, sempre numa perspectiva da razoabilidade”.

Rossana Mary Sudário – 61 anos

Ano de ingresso no MPRN: 1986

Com atuação marcada pela intensa e aguerrida defesa dos animais, enquanto promotora de Justiça ganhou notoriedade na sociedade e na imprensa à frente de uma das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Natal.
“Minha perspectiva é contribuir para o aprimoramento da atuação do Ministério Público, refletindo conjuntamente com os colegas da segunda instância como podemos contribuir para um mundo melhor. Como promotora de Justiça eu sempre busquei refletir com todos sobre nossa contribuição, enquanto indivíduos, para as mudanças que possam transformar nossa sociedade. Para que ela seja inclusiva para todos os seres sencientes do planeta. Agora, como procuradora de Justiça, espero ampliar o leque de possibilidades nessa busca. Pretendo ser um canal para trazer esse novo mundo que sempre busquei até os colegas que podem dar efetividade a esse sonho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.