Projeto de Fabielle institui festa religiosa em Assú como patrimônio cultural imaterial

Na sessão ordinária do dia 03/04, foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria da vereadora Fabielle Bezerra que declara Patrimônio Cultural, Imaterial e Histórico do povo Assuense, a festa religiosa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunicação de Nova Esperança, e inclui no calendário oficial de eventos do município do Assu.

O projeto reconhece a importância da festa, que há mais de 100 anos é realizada, com todas as nuances de cunho sociocultural, está arraigada dentro do coração da Várzea e já faz parte do imaginário popular do município.

Segundo a vereadora o projeto, que já era um sonho dos devotos desse lugar, reconhecendo sua importância na construção cultural de nossa gente… É um bem que abrange elementos históricos, culturais, devendo ser preservado e estimulado pelo poder público à sua conservação. Todas as expressões culturais que nela se manifestam são próprias da cultura local, renovadas pela força criativa dessa gente que aprender a valorizar as próprias raízes e tradições.

“Uma Vitória que traz à luz a necessidade de preservarmos os nossos costumes enquanto riqueza de nossa identidade… Todas as expressões culturais que nessa festa se manifestam são próprias de uma comunidade tão presente na trajetória de nosso município. O projeto foi construído junto aos moradores da Comunidade de Nova Esperança, aos quais agradeço a confiança em meu mandato e a participação na realização de nossos ideais.

Em nome de José Guimarães, Edson Tavares da Fonsêca, Antonio Edson de Araújo, agradeço a toda a comunidade por me permitir construir história e plantar as sementes de um projeto ainda maior… Obrigada a todos os moradores e devotos, pela presença significativa na sessão realizada na Câmara Municipal de Assu… Que Nossa Senhora da Conceição continue nos abençoando!” conclui a vereadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.