A mamata voltou

Uma das principais ferramentas do poder é a distribuição de empregos públicos. Ao vencer as eleições em 2022, Lula tornou-se senhor de mais de 9,5 mil cargos comissionados, que podem ser preenchidos livremente pelo governo. Em dois meses, o Poder Executivo mal começou a ocupar essas vagas. Segundo dados do Ministério de Planejamento, ainda há 7.588 postos de direção e assessoramento superior aguardando um titular. É bastante? Claro que sim. Mas as demandas são ainda maiores.

Lula precisará dos cargos para ajudar a consolidar sua base, contemplando legendas como União Brasil, que sem isso não lhe dará votos no Congresso. Ele terá também de recompensar os partidos que o apoiaram na campanha, como PSB e PCdoB.

A distribuição de cargos públicos pelo PT mal começou. “Estamos fiscalizando diariamente as nomeações para o alto escalão dos ministérios, fundações, autarquias e estatais. Existem normativos que estabelecem critérios técnicos para nomeações e também algumas vedações relacionadas à vida pregressa dos postulantes aos cargo”, disse à Crusoé a deputada Adriana Ventura (Novo-SP). O loteamento da administração pública pode ser uma ferramenta para o pior tipo de cooptação política e um passaporte para grandes mamatas. Se a mentalidade é essa, só resta mesmo vigiar.

Crusoé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.