A Prefeitura Municipal de Macau começou a campanha de vacinação contra febre aftosa e brucelose

Febre aftosa - Entenda de onde vem e como ela age no organismo

A Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretária de Pesca e Agricultura, dará início a 1ª etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa e também contra a brucelose no município.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa bovina acontece em todo o país, em duas etapas, com o envolvimento e parcerias do MAPA, secretarias e institutos de defesas estaduais e municipais, como a IDIARN e a EMATER, além da cadeia produtiva em questão. No nosso estado a primeira etapa acontece em maio, mas devido a situação de pandemia, este ano ela iniciou em 01 de junho sendo prorrogada até 31 de julho. A prefeitura de Macau adquiriu as vacinas e estará disponibilizando-as para o produtor que ainda não tiver realizado a imunização do seu rebanho.

A vacinação começa a partir desta segunda feira (13) até o dia 24 de julho, a equipe de vacinação irá a campo conforme o calendário. Após vacinar todo o seu rebanho, o produtor deve levar a nota de compra da vacina e realizar a declaração de seus animais junto aos órgãos fiscalizadores. O prazo para essa declaração foi estendido até 31 de agosto. A Secretaria de Pesca e Agricultura, assim como o IDIARN, estão realizando a declaração por agendamento prévio, via WhatsApp.

Segundo orientação da veterinária da Secretaria de Pesca e Agricultura e coordenadora da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em Macau, Maykeline Nascimento, “é importante que o produtor prenda seu gado para que a equipe possa trabalhar de forma ágil e efetiva, na data programada. É importante verificar no calendário dia e localidades onde será realizada a vacinação”.

Tanto a Febre Aftosa quanto a Brucelose são doenças infeciosas que, além de causarem sérios problemas nos animais, provocam também desastres econômicos, uma vez que elas influenciam diretamente na produção de leite e reprodução do rebanho, sendo necessário, na maioria dos casos, o sacrifício do animal infectado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.