O índice de abstenção do Enem no Rio Grande do Norte somou 27,79% no segundo dia de aplicação de provas. O Enem envolveu 255 locais, distribuídos em 40 municípios potiguares.
No primeiro dia, a abstenção somou 25,1%. Já no segundo dia ficou em 27,79%.
Em todo país o índice foi de 32% de abstenção, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição 2023.
O índice se mantém praticamente estável em relação ao ano passado, quando 32,1% dos inscritos não compareceram nas provas de Ciências da Natureza e Matemática. “É natural que o número de faltosos no segundo dia seja maior. Até porque alguns candidatos que não se saíram muito bem no primeiro dia de provas costumam não comparecer no segundo dia”, justifica o ministro.
Ao todo, 2217 estudantes foram eliminados por portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se dos locais de provas antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender a orientação dos ficais. Outros 859 candidatos tiveram problemas logísticos, que incluem emergências médicas, falta de energia elétrica ou falta de abastecimento de água.
O prazo para solicitar a reaplicação da prova será de 13 a 17 de novembro por meio da Página do Participante, no site do Inep. Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, pode pedir para fazer o exame nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
O gabarito oficial da prova, previsto inicialmente para ser divulgado no dia 24, será publicado agora às 19h da próxima terça-feira, 14. Os resultados do exame sairão em 16 de janeiro de 2024.