Água dessalinizada vai transformar a rotina das famílias de Mulungu, em Lages.

Moradores da comunidade Mulungu, na zona rural de Lajes, estão sendo beneficiados com um sistema de dessalinização implantado pelo Governo do Estado, através do Programa Água Doce (PAD). Mais de 30 famílias, além de agricultores do entorno, vão usufruir da máquina.

A velha rotina de pagar pra beber água de qualidade ou consumir a água reservada nas cisternas, suja na maioria das vezes, será transformada com a chegada do sistema, como relata Tales Felipe, eleito operador: “A comunidade esperou por essa benfeitoria, há mais de 12 anos, é um sonho realizado que vai além de matar a sede vai melhorar nossa saúde” diz ele.

Na tarde de ontem (06), o Secretário Ivan Júnior entregou e autorizou o uso do dessalinizador, durante uma cerimônia. A comunidade inteira estava presente, junto com prefeito José Marques, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias

A consultora do PAD e representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Solange Amarílis, participou do ato e falou trabalho realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). “Em função do excelente trabalho na implementação das obras, queremos continuar com a parceria com o Estado do RN e juntos trazer mais benefícios para o semiárido potiguar” frisou Amarílis.

“Por orientação do Governador Robinson Faria imprimimos um ritmo mais acelerado para implementar as obras asseguradas, porque quem tem sede tem pressa” disse Ivan, acrescentando: “Robinson já conversou com a coordenação do PAD e falou da intenção de ampliar as ações que visam estruturar o RN para atravessar secas futuras”.

A implantação do dessalinizador está inserida na primeira etapa do PAD, que foi encerrada beneficiando cerca de 17 mil pessoas de 38 cidades. No RN, estão sendo investidos mais de R$ 19,9 milhões na instalação e recuperção de 103 sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.