Alerta: Moro, Deltan, Ciro Nogueira, Ibaneis e Mourão estão na Flórida?

Alerta: Moro, Deltan, Ciro Nogueira, Ibaneis e Mourão estão na Flórida?

Nesse fim de semana, foram publicados e compartilhados diversos boatos nas redes sociais de que políticos como Deltan Dallagnol (Podemos), Sergio Moro (União Brasil), Ciro Nogueira (PP), Ibaneis Rocha (MDB) e Hamilton Mourão (Republicanos) teriam viajado para a Flórida, onde Jair Bolsonaro (PL) se encontra no momento.

Ontem, como mostramos, Deltan desmentiu a deputada Jandira Feghali (PCdoB), uma das pessoas que compartilharam uma mensagem que dizia que ele estava lá. “A esquerda também tem seu gabinete do ódio e aqui está a prova: Jandira Feghali divulgando a falsa notícia de que estou na Flórida e envolvido nos atos criminosos de 8 de janeiro”, escreveu o ex-procurador da Lava Jato.

Depois da resposta de Deltan, Jandira apagou o post e escreveu: “Sobre o post reproduzido da
@pesquisa_2022, com lista de pessoas que estão saindo do Brasil, a lista contém informações equivocadas de que Deltan estivesse fora do país. Segundo o próprio, em seu perfil de rede social, a informação é inverídica.”

O deputado federal Rogério Correia (PT) e a estadual Olívia Santana (PCdoB) também espalharam a fake news em suas redes.

print florida 3  . print florida 2

post twitter florida

ibaneis 394x353

Procurado por O Antagonista, Moro disse que esteve na Flórida, mas negou ter se reunido com Bolsonaro. “Conspirações. Nada a ver. Estive lá de férias longe da política”, afirmou o senador eleito pelo Paraná. Já Ciro Nogueira disse a esse site que a informação não procede.

Mourão, que foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul, embarcou no sábado (14) à noite para Miami. O general disse ao Estadão que está de férias e que não irá encontrar o ex-chefe do Executivo. Afastado do governo do Distrito Federal por causa da invasão das sedes dos Três Poderes, Ibaneis negou que esteja nos Estados Unidos.

“Estão me marcando em algumas fake news que têm circulado, dizendo que estou fora do país. É mentira. Estou na minha casa em Brasília. Já estive espontaneamente na Polícia Federal e continuo à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”, escreveu o emedebista, que prestou depoimento na última sexta (13).

Entenda a classificação:

Real: notícias e informações quem podem ser verificadas com documentos ou dados concretos e ostensivos
Fake: notícias ou informações, normalmente inventadas, que não correspondem a fatos e dados conhecidos
Alerta: notícias ou informações com conteúdo parcialmente verdadeiro, mas normalmente manipulado, ou sem possibilidade de comprovação por dados concretos

O Antagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.