O desembargador federal Fernando Braga Damasceno recebeu, nesta quinta-feira (29), em uma sessão solene, a mais alta homenagem da Assembleia Legislativa, o título honorífico de cidadão norte-rio-grandense. A cerimônia, proposta pelo presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), foi prestigiada por juízes, desembargadores, amigos e familiares do homenageado.
“Este título de cidadão potiguar, outorgado pelo povo do Rio Grande do Norte por meio desta Assembleia Legislativa, é um tributo merecido ao homenageado, um homem cuja carreira reflete o que há de mais nobre na busca pela justiça: a integridade, o conhecimento profundo e o compromisso inarredável com a verdade e o direito. Fernando Braga Damasceno, seu nome agora está definitivamente inscrito no rol daqueles que, por seus méritos e virtudes, conquistaram um lugar de honra na história do Rio Grande do Norte”, disse Ezequiel Ferreira ao discursar.
Fernando Braga Damasceno é desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que compreende seis estados da Região Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe.
“Eu já me sentia um pouco norte-rio-grandense, e hoje o Parlamento Potiguar apenas formaliza o que eu já considerava de fato em meu coração”, disse emocionado.
Fernando Braga Damasceno possui uma sólida formação acadêmica, com graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Direito e Desenvolvimento pela mesma universidade (2005) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2023). Ele é professor integrante do quadro permanente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e atua como desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela atuação em áreas como prova penal, formação de juízes, processo penal, investigação criminal e tribunal do júri.
A entrega do título honorífico de cidadão norte-rio-grandense ao desembargador Fernando Braga Damasceno representa o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade e ao sistema judiciário.