Alunas do IFRN conquistam medalha em Olimpíada Brasileira de Astronomia 2023

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) do Campus Lajes conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2023. A olimpíada realizada conjuntamente com a 42ª edição da Jornada de Foguetes, aconteceu na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A equipe composta por Geovanna Gabrielle de Abreu Silva, Karolayne Fernandes de Souza e Katyane Fernandes de Souza, discentes do Curso Técnico Subsequente em Informática, junto com o professor Robercy Alves, desenvolveram um projeto de pesquisa relacionado ao desenvolvimento de foguetes a partir da utilização de garrafas PET. Além disso, também há envolvimento no Meninas no Espaço, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) direcionado à integração de meninas e mulheres na astronáutica e na astrofísica.

Katyane espera que essa conquista traga mais recursos e oportunidades para que outros estudantes participem de disputas como a OBA, e que o próprio IFRN possa criar suas próprias olimpíadas. “Ter a oportunidade de construir e lançar foguetes de outros níveis foi de extrema importância para conhecer um pouco mais desta competição. Ver novos conteúdos sobre astronomia, conhecer novas pessoas e descobrir como participar de outras olimpíadas ajudou a querer participar nos próximos anos de níveis mais avançados e com objetivos diferentes”, revelou.

O professor reforçou o interesse e o envolvimento das estudantes para o desenvolvimento da pesquisa. “[A ideia] surgiu delas. Elas nos procuraram e a gente foi estabelecendo metas, estabelecendo objetivos, estabelecendo desafios; e fomos construindo essa caminhada até a Olimpíada”, contou.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica OBA é um evento nacional, realizado nas escolas brasileiras desde 1998, e conta com a participação de instituições públicas e privadas, de ensino fundamental e médio. A atividade tem o objetivo de reconhecer o envolvimento de estudantes brasileiros nas áreas de Astronomia e Astronáutica, concedendo premiações aos melhores resultados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.