Aneel mantém bandeira vermelha nas contas de luz em agosto

A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas devem fazer a conta de luz do brasileiro ficar mais cara até, pelo menos, o mês de novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que, em agosto, pelo terceiro mês consecutivo, será aplicada a bandeira tarifária vermelha no nível 2.

Com isso, as contas de luz continuarão com a cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. É a primeira vez que o país passará três meses seguidos com esse patamar nas tarifas de energia, o mais elevado das cobranças adicionais. Especialistas calculam que essa bandeira deve vigorar até o fim do ano.

– A estrutura atual aponta que devemos ter bandeira vermelha 2 pelo menos até novembro. Para dezembro, é de 75% a chance de ter a bandeira vermelha 2. Isso ocorre por causa das chuvas muito abaixo da média histórica e do nível muito baixo dos reservatórios. Quando se compara essas equações, não há boa perspectiva para o médio prazo – disse o vice-presidente de Operações da Comerc Energia, Marcelo Ávila. O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.