Apoiadores de Lula prometem 300 delegações no julgamento

Cida de Jesus

Deputada Cida de Jesus será uma das representantes do PT mineiro nos atos em Porto Alegre

Mais de 300 delegações de movimentos sociais de todo o Brasil e também dos países vizinhos Argentina e Uruguai estão se organizando para participarem da mobilização em Porto Alegre no dia 24 de janeiro em defesa do ex-presidente Lula (PT). Na data, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) analisará o recurso de apelação do petista contra a sentença de nove anos e meio de prisão imposta pelo juiz Sergio Moro. A informação é da representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na operativa da Frente Brasil Popular (FBP) de Porto Alegre, Vitalina Gonçalves.

Segundo Vitalina, ainda não é possível estimar quantas pessoas estarão na capital gaúcha na próxima quarta-feira, mas ela aposta que será uma grande mobilização. “São pessoas de movimentos sociais de todos os Estados do país, movimentos sociais, independentes, igrejas e brasileiros que lutam pela democracia”, diz.

Desde o início do ano, diversas mobilizações vêm sendo realizadas em Porto Alegre, e até o dia 24 estão programadas atividades. Também estão previstos atos públicos em apoio ao Lula e, segundo o PT “em defesa da democracia” em diversos lugares países do mundo como Alemanha, Espanha, Suíça, Estados Unidos e França. Toda programação está disponível no site www.comlulaempoa.com.br

Em Minas Gerais, o diretório estadual do PT está auxiliando a militância a organizar as caravanas para Porto Alegre. Segundo a presidente estadual do PT, Cida de Jesus, o diretório estadual está colocando mais força na organização de mobilizações locais.

“O PT estadual terá uma representação em Porto Alegre sim, eu estarei presente e deputados mineiros também. Mas os responsáveis pela ida para o Sul são militantes de todos partidos de esquerda e a FBP”, afirma.

Segundo a assessoria de comunicação do PT em Minas, mais de 200 ônibus já foram fretados para fazer a viagem. Ainda de acordo com a assessoria, as principais cidades de onde sairão os ônibus são Ipatinga, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Contrários. Enquanto os petistas se mobilizam para pressionar a Justiça no dia do julgamento, os movimentos que se notabilizaram no impeachment de Dilma Rousseff se dividem entre a comemoração em caso de uma confirmação da sentença e o desprezo. De acordo com o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Ivan Gunther, caso Lula seja condenado, haverá uma comemoração na praça da Liberdade, em Belo Horizonte. “Vamos soltar foguetes e, se tivermos recurso, distribuiremos refrigerantes”, contou.

Segundo o fundador do movimento Patriotas, Syllas Valadão, nenhuma mobilização está sendo preparada por eles. “Não acho que a sociedade considere Lula alguém especial, ele é apenas um ladrão. Penso que não haverá significativa comoção ou reação popular”.

Atos em BH

Estratégia. Grupos favoráveis a Lula farão uma mobilização na praça Afonso Arinos, às 17h do dia 23, e ficarão em vigília a partir das 8h do dia 24, data do julgamento, na praça da Assembleia.

Uma resposta para “Apoiadores de Lula prometem 300 delegações no julgamento

  1. “Não acho que a sociedade considere Lula alguém especial, ele é apenas um ladrão. Penso que não haverá significativa comoção ou reação popular”.
    ————————————————————————————–
    Perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.