Após denúncia e pedido de socorro dos profissionais de radiologia, direção do Sindsaúde/RN visita UPA em Assú


“Estamos cansados de tantas humilhações, abandono e falta de respeito”, finaliza a denúncia anônima feita por profissionais do setor de radiologia da UPA Dr. Milton Marques de Medeiros, no município de Assú/ RN. Em um texto enviado por e-mail ao sindicato, os trabalhadores relataram que estão há pelo menos quatro meses trabalhando sem dosímetro – dispositivo utilizado para medir o nível da exposição de um ambiente ou pessoa à radiação e produtos químicos específicos.

Segundo a denúncia, o setor conta com sete profissionais, que há dois anos trabalham de forma precária. “Todos passam pelas mesmas situações degradantes há mais de dois anos”, diz trecho da denúncia. Além disso, o setor não disponibiliza EPI ‘s (avental de chumbo, protetores de Tireóide e Gônadas) adequados nem para os profissionais, nem para os pacientes/ acompanhantes.

“Os testes obrigatórios de levantamento radiométrico e controle de qualidade estão atrasados há anos. Os direitos trabalhistas estão sendo negados, como salários, defasados abaixo do mínimo, décimo terceiro negado, o piso da categoria negado, adicional noturno negado e também o horário de descanso”, completa a denúncia.

Após essa grave denúncia de condições precárias de trabalho no setor, a direção do Sindsaúde/RN representada pelos diretores Rosilda Sales e Alfredo dos Santos, visitou a unidade, onde conversou com os profissionais e o diretor da UPA, Pedro Lucas Bento Torres. Na ocasião, a denúncia foi apresentada e confirmou-se que esses profissionais estão com suas vidas expostas à radiação.

“A unidade dispõe apenas de um avental de chumbo. Se o profissional estiver utilizando, o paciente fica desprotegido e vice-versa. É inadmissível que esses trabalhadores estejam com as suas vidas em risco pelo descaso da gestão e da prefeitura de Assú”, enfatizou Rosilda.

Após ser questionado pela denúncia, o diretor da unidade declarou que existe repouso, mas só há um profissional por plantão, o que significa que não tem como fazer o revezamento. O diretor alegou ainda que conseguiu os protetores de chumbo e de tireóide emprestados, mas, devido a baixa qualidade, os profissionais se recusaram a usá-los. E que foi solicitado o dosímetro, mas depende dos fornecedores.

A situação desses trabalhadores é muito grave e de acordo com a regional de Mossoró, que também fez a denúncia em suas redes sociais, será acionado o Ministério Público do Trabalho para acompanhar a situação desses trabalhadores. Nós do Sindsaúde/RN também exigimos que a prefeitura de Assú garanta condições de trabalho para esses trabalhadores que estão colocando suas vidas em risco por falta de prioridade. Exigimos condições dignas de trabalho e que os direitos desses profissionais sejam garantidos.

Ao final da visita, os diretores aproveitaram para atualizar os trabalhadores da saúde da unidade sobre o Piso da Enfermagem.

https://www.instagram.com/p/Ch9s2UorTLO/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.