Após desistência de Josué, centrão discute vice do PP para Alckmin

Margarete Coelho (PP), ao lado de Wellington Dias (PT), governador do Piauí

Margarete Coelho (PP), ao lado de Wellington Dias (PT), governador do Piauí – Divulgação

Após a desistência do empresário Josué Alencar (PR-MG), o centrão discute indicar um nome do PP —maior partido do bloco— para ser vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Planalto.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, é uma das cotadas para o posto. Seu nome preenche dois requisitos considerados importantes para o PSDB: é mulher e nordestina. O ex-governador de São Paulo é criticado por adversários por ser assessorado majoritariamente por homens do Sul e do Sudeste, o que pode passar uma imagem elitista para o eleitor.

O centrão —formado por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade— oficializou nesta quinta (26) o apoio a Alckmin sem nenhuma indicação para a vaga de vice do tucano.

Depois do evento em Brasília, os dirigentes dos partidos se reuniram na casa do senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, justamente para tentar chegar a um consenso sobre o nome a ser indicado no lugar de Josué. Marina Dias e Daniel Carvalho – Folha de São Paulo

Como informou o Painel, o empresário mineiro enviou uma carta nesta quinta para oficializar sua negativa ao posto de vice de Alckmin. Alegou “questões pessoais” para não assumir a vaga, e disse estar convicto de que o grupo encontrará um nome com mais capacidade eleitoral e conhecimento político para acompanhar o tucano durante a campanha.

Além de Margarete, o empresário Benjamin Steinbruch (PP) também é cotado para assumir o posto ao lado de Alckmin.

Aliados do tucano afirmaram que ele não vetará nenhuma opção apresentada pelo centrão.

Em entrevista à Folha, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o DEM não pleitearia a vaga de vice de Alckmin no caso da desistência de Josué.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.