Aprenda a fazer uma receita de farofa de maracujá com castanha de caju

O Inter TV Rural está apresentando neste mês de dezembro receitas com ingredientes regionais que podem ser opções para as ceias de fim de ano. Depois do pernil suíno e do arroz festivo, neste domingo (10) é a vez de preparar a farofa, que não pode faltar na mesa.

Essa opção foge do tradicional, apresentando o maracujá como ingrediente principal. A farofa da fruta ganha um toque regional com a castanha de caju.

 

Ingredientes

 

  • ½ kg de farinha de mandioca (usamos a farinha amarela, mas pode ser outra)
  • Polpa de 2 maracujás de tamanho médio
  • 120 g ou 1 xícara de chá bem cheia de castanha de caju
  • 1 cebola roxa grande cortada em fatias finas
  • 70 ml ou ¾ de xícara de chá de azeite ou óleo
  • 70 ml de manteiga de garrafa ou 70 g (duas colheres de sopa) de manteiga comum
  • 3 dentes de alho grandes triturados
  • Cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto.

 

Modo de preparo

 

Em uma panela espaçosa, vamos colocar o azeite e a manteiga de garrafa (ou manteiga convencional) e começamos refogando a cebola até que ela fique levemente dourada.

Na sequência, adicionamos o alho e deixamos refogar por pouco tempo. Um minuto após, já acrescentamos a castanha de caju para que ela libere seu óleo e o aroma.

O próximo passo é adicionar a polpa dos maracujás e continuar refogando. Cerca de 5 minutos depois, observamos que o maracujá começa a caramelizar e que o refogado já está no ponto. É hora de temperar com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Misturamos um pouco mais e em seguida já podemos colocar a farinha de mandioca.

Continuamos misturando para homogeneizar os ingredientes. Vamos deixar a mistura por cerca de 5 minutos no fogo para tostar a farofa até que ela fique crocante. Nesse ponto, podemos experimentar para ajustar sal e pimenta. Ao final, basta acrescentar a cebolinha e a farofa estará pronta para servir.

Obs: Quem preferir pode adicionar à essa receita 150g de bacon, que deve ser o primeiro ingrediente refogado.

*G1rn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.