Apuração sobre queda de voo da Malaysia Airlines acaba mesmo com “indicação” do envolvimento de Putin

Promotores internacionais disseram nesta quarta-feira (8) que encontraram “fortes indícios” de que o presidente da RússiaVladimir Putin, aprovou o uso na Ucrânia de um sistema de mísseis russo que derrubou o voo 17 da Malaysia Airlines (MH17) em 2014.

No entanto, eles disseram que as evidências do envolvimento de Putin e de outras autoridades russas não eram concretas o suficiente para levar a uma condenação criminal e que encerrariam a investigação sem mais processos.

A Rússia negou qualquer envolvimento com a queda do avião civil, que matou 298 passageiros e tripulantes

“A investigação agora atingiu seu limite”, afirmou a promotora Digna van Boetzelaer em entrevista coletiva em Haia. “As descobertas são insuficientes para o julgamento de novos suspeitos”, pontuou.

Em novembro de 2022, um tribunal holandês condenou dois ex-agentes da inteligência russa e um líder separatista ucraniano por assassinato por ajudar a organizar o sistema de mísseis russo BUK usado para derrubar o avião. Os três homens, que foram julgados à revelia, permanecem foragidos.

Na época em que o avião foi abatido, as forças ucranianas lutavam contra separatistas apoiados pela Rússia na província de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Embora a Rússia tenha anexado a Crimeia em março de 2014, o governo negou o envolvimento militar nos combates em Donetsk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.