Assembleia homenageia 15 anos da Fapern e destaca histórias e perspectivas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou os 15 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN) na manhã desta segunda-feira (10). Proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), a sessão solene destacou a importância da fundação e reuniu pesquisadores e ex-presidentes da entidade.

“Está claro que a maior capacidade de inovar possibilita uma maior competitividade do mercado. Por isso a produção intelectual é um elemento chave. É importante ter em mente que o relacionamento entre ciência e tecnologia no processo de inovação, depende da existência de estrutura cientifica, tecnológica e de fluxo de informações entre essas estruturas. Por isso destacamos hoje o importante papel da Fapern para o desenvolvimento do RN”, disse Ezequiel Ferreira de Souza.

A FAPERN foi criada pela Lei Complementar Nº 257, de 14/11/2003 e tem seu funcionamento regido pelo Decreto Nº 17.456, de 19/04/2004, com recursos previstos na Constituição Estadual e na legislação pertinente à pesquisa científica e tecnológica. É vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e presidida pelo professor João Maria de Lima.

“Aproveito esta oportunidade para fazer uma exaltação a um grupo de servidores abnegados, cuja travessia é mais importante que o ponto de chegada. É importante também ressaltar todo trabalho realizado pelos presidentes que vieram antes de mim, sempre realizado com muito afinco, diante dos desafios”, disse João Maria Lima. O presidente da FAPERN agradeceu a homenagem e destacou o trabalho de resgate da credibilidade da instituição, da retomada do diálogo com a sociedade e a popularização da instituição com o objetivo de levar para a sociedade a importância da ciência e da pesquisa.

Os deputados Hermano Morais (MDB), Márcia Maia (PSDB), Jacó Jácome (PSD), Albert Dickson (PROS) e José Dias (PSDB) também participaram da solenidade.

Homenageados
Emanoel Márcio Nunes
Isaura Amélia de Souza Rosado Maia
João Maria de Lima
José Lacerda Alves Felipe
Maria Bernadete Cordeiro de Souza
Manoel Lucas Filho
Paulo Waldemiro Soares Cunha
Uilame Umbelino Gomes

Medalha do Mérito da Fapern Professor Antônio Campos
Ângela Maria de Paiva Cruz
Claudia Santa Rosa
Daladier Pessoa Cunha Lima
Ezequiel Ferreira de Souza
Hermano Morais
Everton Maciel Costa
Felipe Azevedo Silva Ribeiro
Francisco Chagas de Lima Junior
Geraldo Barroso Cavalcanti Junior
Gilton Sampaio de Souza
Jorge Tarcísio da Rocha Falcão
José Daniel Diniz Melo
José de Arimateia de Matos
José Eduardo Ribeiro Viana
José Roberto de Vasconcelos Costa
José Rodolfo de Paiva Cavalcante
Júlio Francisco Dantas de Rezende
Lúcia Helena Costa de Gois
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
Nednaldo Dantas dos Santos
Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Rosimeire Cavalcante dos Santos
Wilma Maria de Faria (in memoriam)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.