Assembleia homenageia Getúlio Rêgo pelos 40 anos de mandato

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prestou homenagem ao deputado Getúlio Rêgo (PSDB) pelos seus 40 anos de atuação ininterruptos no parlamento potiguar. Na tarde desta quarta-feira (14), o Legislativo realizou sessão solene, proposta pelo deputado José Dias (PSDB), contando com a presença de diversas autoridades da política potiguar, que enalteceram a trajetória de Getúlio Rêgo. O parlamentar se despede do Legislativo em 31 de janeiro.

Em seu discurso, José Dias relembrou a trajetória de Getúlio Rêgo na política do Rio Grande do Norte, iniciando em 1982, como deputado estadual, pouco mais de dez anos após sua formatura como médico. Segundo o propositor da homenagem, Getúlio contrariou “os falsos profetas” e conseguiu a vitória. “E se elegeu ininterruptamente por dez mandatos consecutivos, sendo líder de Governo, da oposição, mas nunca deixando de lado a ética e demonstrando honra como poucos”, disse José Dias.

Emocionado, José Dias disse que fazia a homenagem com tristeza pela despedida do amigo, que por diversas vezes esteve em lados opostos na política, mas sempre com uma relação de respeito e cordialidade. “Reconhecer a relevância de quatro décadas não é difícil. Difícil é saber por onde começar, porque, para início de conversa, eu não saberia dizer quem vem primeiro: o médico ou o deputado. Nunca tivemos motivos para divergências ou distanciamento. Fizemos política com P maiúsculo”, disse José Dias.

“Se eu soubesse como não seria nada fácil estar aqui hoje nesse dia de homenagens já permeadas pela tristeza, eu mesmo não teria proposto. Por outro lado, se não tivesse sido eu o propositor dessa homenagem, minhas senhoras e meus senhores, teria partido de qualquer um dos colegas dessa Casa”, disse o parlamentar. “Muito obrigado por ter nos honrado com seu trabalho, sua dedicação e seu exemplo”.

Quem também discursou foi o ex-senador e ex-governador José Agripino, companheiro de partido de Getúlio Rêgo durante a maior parte de sua trajetória. Para ele, o deputado é “uma síntese honesta do melhor que há na política”. “Depois de quarenta anos, você não ouvir falar mal de um político que é um sujeito sincero, de opiniões fortes, é um patrimônio”, disse Agripino.

Citando pontos da trajetória de Getúlio Rêgo, Agripino disse que o parlamentar cumpriu seu papel. “Você vai ser cumprimentado com respeito por onde for. Esse é o prêmio do homem público de respeito. Mandato vem e volta. Conceito é uma coisa que fica. E conceito é uma coisa que você tem”, disse Agripino.

O ex-prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo, filho de Getúlio, foi o responsável por fazer a homenagem em nome dos amigos e familiares. Para ele, o caminho trilhado pelo parlamentar é motivo de orgulho para todos do seu cilco de convivência. “O deputado Getúlio, ao percorrer essa bonita tarefa política, pode dizer que está com a missão cumprida. Muito nos satisfaz. Sempre há uma referência do porquê de tanta solidariedade ofertada ao deputado Getúlio Rêgo: o serviço prestado sempre foi o seu maior capital político”, disse o filho. “Parabéns, meu paia. Gratidão de todos. Que Deus o abençoe sempre”, finalizou.

Getúlio Rêgo não conteve as lágrimas em seu discurso. Para ele, a homenagem foi “uma generosidade imensa do deputado José Dias”, agradeceu. “A honra que me atinge nesse momento é resultado de um respeito recíproco entre eu e o deputado José Dias. Em trincheiras opostas, sempre nos respeitamos e fizemos do debate político algo produtivo para o estado”, relembrou.

Citando um caso específico, Getúlio relatou que na campanha de 2002, José Dias o procurou preocupado com a falta de perspectiva da eleição do amigo. “Agradeci o gesto e disse que, depois de reconquistar a reeleição, ele receberia meu apoio em 2006 para deputado federal. Combatemos o bom combate e nunca entramos no radicalismo”, relembrou.

Getúlio se emocionou a falar sobre o serviço cumprido como deputado, dizendo que estava grato por ter emprestado a voz a quem não tem. Como apelo, pediu que os deputados sigam lutando pela valorização e crescimento do Legislativo. “Quero parabenizar a Mesa Diretora dessa casa pelo avanço na tecnologia da Casa, pelo preparo de todos os técnicos que podem subsidiar os parlamentares nas questões técnicas. Todos que fizeram essa Casa brilhar no cenário nacional. Encerro essas palavras dizendo ao presidente e deixando como apelo returbinar essa Casa, para fazer retornar o Poder Legislativo nas suas prerrogativas que não podem continuar sendo subtraídas no processo de formulação das políticas públicas. Despeço-me da função de deputado no dia 31 de janeiro, mas não da Assembleia Legislativa, uma casa que vou amar para sempre”, disse o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.