Assembleia Legislativa do RN concorre a Prêmio Unale em duas categorias

As inovações na gestão dentro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte têm sido a marca da Casa nos últimos anos. Vencedora em duas oportunidades, o parlamento potiguar vai disputar, mais uma vez, o Prêmio Unale Assembleia Cidadã. Neste ano, a Assembleia do Rio Grande do Norte vai concorrer em duas categorias: Gestão e Projetos Especiais.

A Unale realiza o prêmio com o objetivo promover políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos estados-membros da Federação, alinhado à modernização dos serviços legislativos prestados. O foco é incentivar projetos que busquem a humanização do serviço público e do Poder Legislativo.

Vencedora em 2019 e 2021 (em 2020 não ocorreu a premiação devido à pandemia), a Assembleia concorre mais uma vez na categoria Gestão. A Casa já havia sido premiada com os sistemas Legis RH, em 2019, e o Elegis, em 2021. Neste ano, será a vez do Legis Plenário entrar na disputa.

De acordo com o diretor de Gestão Tecnológica da Assembleia potiguar, Mário Sérgio Gurgel, explicou que a ferramenta traz inovações que não existem em nenhum plenário de casa legislativa do país. Toda a sessão terá acompanhamento e ferramentas específicas, disponibilizando informações sobre as proposições em pauta, as votações, presenças dos parlamentares (através de reconhecimento facial) e vai acelerar de maneira significativa os trâmite burocráticos, gerando relatórios em tempo real e direcionando as matérias já com assinaturas digitais logo após suas aprovações.

“São diversas funcionalidades que a ferramenta traz ao plenário, fazendo com que os parlamentares e toda a sociedade tenham acesso ao que está ocorrendo em tempo real. Será uma economia grande também de papel e no tempo gasto pela Casa para dar encaminhamento às matérias”, explicou Mário Sérgio Gurgel.

Todo o desenvolvimento e implantação da ferramenta foi realizada pela equipe da própria ALRN, que vai gerar uma economia de R$ 1 milhões no período de quatro anos e possibilitará, ainda, a aquisição de equipamentos tecnológicos com menos de 25% do valor economizado.

Já na categoria Projetos Especiais, a Escola da Assembleia vai concorrer com o Conexão Cidadã. O projeto visa levar um dia de cidadania às escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte por meio de parcerias que a Escola da Assembleia possui com diversos órgãos, como Polícia Militar, TRE/RN, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, o Memorial da própria ALRN, entre outros.

“O projeto é totalmente gratuito, não onera a Casa e a finalidade é promover ações de cidadania para os estudantes potiguares, principalmente, do ensino médio”, explicou o chefe de gabinete da Escola da ALRN, Leandro Menezes. “São ações desenvolvidas sem custos e que trazem atividades importantes para os nossos estudantes, em áreas que as escolas têm uma carência para abraçar”, explicou o diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima.

Os finalistas serão indicados até o fim do mês e a premiação vai ocorrer durante a 25ª Conferência da Unale, que ocorre entre os dias 9 e 11 de novembro, em Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.