Atividades lúdicas durante as férias de verão aprimoram o desenvolvimento cognitivo infantil

As férias escolares — tão esperadas pelas crianças — podem se tornar ainda mais atrativas quando compostas por atividades divertidas e educativas. Diversas programações proporcionam distração enquanto estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos pequenos.

De acordo com a terapeuta ocupacional da Hapvida NotreDame Intermédica, Palila Auad, para tornar o período mais proveitoso, é essencial oferecer programas lúdicos que abranjam diferentes áreas de interesse. Como sugestão, ela indica incluir atividades ao ar livre, como passeios a parques, praias, trilhas ou piqueniques, incentivando o exercício físico e proporcionando lazer em um ambiente agradável.

Além disso, ainda conforme a profissional, incentivar a leitura recreativa, estabelecer metas e realizar debates sobre os livros ajudam a estimular o raciocínio e o senso crítico.

“Evitar o ócio é crucial, pois o descanso excessivo pode levar ao sedentarismo, à falta de propósito e ao isolamento social, impactando até mesmo a rotina do sono. Portanto, é fundamental equilibrar tarefas educativas e momentos de lazer”, destaca.

Palila Auad explica, também, que reservar momentos especiais para atividades em família fortalece os laços e cria um ambiente acolhedor. “A participação ativa dos pais contribui para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, além de moldar aspectos emocionais e sociais. A supervisão direta garante segurança e proporciona bem-estar psicológico”,  acrescenta.

*Grande ponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.