Ato solene marca 106 anos de fundação do Centro Náutico Potengy

Os 106 anos de fundação do Centro Náutico Potengy foram celebrados em Ato Solene da Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (19), no auditório do Sesc Cidade Alta. Proposta pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), a solenidade marca mais um aniversário do primeiro clube de remo de Natal, fundado em 3 de outubro de 1915.

“Destacamos que foi justamente às margens do rio Potengi que surgiu a cidade de Natal. Esse rio, que conecta as duas partes da cidade, tem grande relevância para o desenvolvimento da capital do Rio Grande do Norte, por ter sido fundamental para as atividades dos trabalhadores ribeirinhos e sustento alimentar dessas famílias, além de atividades culturais e práticas esportivas, como o remo”, falou em seu discurso.

O parlamentar destacou as condições naturais privilegiadas para a prática do esporte na capital do estado antes de chamar atenção para a realidade. “Neste período todo de existência o remo potiguar enfrentou desafios para preservar a prática e sua tradição”, disse.

Ubaldo Fernandes falou das dificuldades enfrentadas pelo clube, mantido com poucos recursos financeiros e ainda cumprindo função social, ensinando o esporte para os jovens das comunidades carentes.

O Centro Náutico Potengy conta, atualmente, com mais de 30 atletas e cerca de 80 sócios-frequentadores, com idades variando entre 13 e 70 anos. “E fornece bolsas garantindo que atletas consigam permanecer praticando o esporte, que não recebe a valorização merecida”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.