Autoridades do RN prestigiam estande do Setembro Cidadão

A sexta edição do projeto Setembro Cidadão, que conta com a participação da Assembleia Legislativa por meio do estande montado no Natal Shopping, recebeu a visita de autoridades do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (24). Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, da Fundação José Augusto, do Tribunal de Contas do Estado, da Assembleia Legislativa. Essa é a terceira vez que o Memorial do Legislativo Potiguar leva o seu acervo a um shopping da capital.

O projeto Setembro Cidadão acontece em parceria com o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar e conta com exposição de parte do acervo do Memorial Legislativo, sobretudo a respeito da história do Parlamento Estadual e dos 30 anos da Constituição do RN. O material estará exposto no Shopping até o dia 29 de setembro.

Com fotos, objetos e relatos sobre a história do Parlamento potiguar, a exposição relata cronologicamente a história da Assembleia Legislativa, os principais acontecimentos no Legislativo e os detalhes sobre a Constituição Estadual, que completa 30 anos em outubro.

O juiz Jarbas Bezerra, idealizador do Setembro Cidadão juntamente com a advogada Lígia Limeira, recebeu autoridades do Rio Grande do Norte e falou sobre a relevância de se promover a consciência política da população. “O projeto serve para que a população conheça a importância da história e da educação cidadã no Rio Grande do Norte. As pessoas passam pelo shopping, compram objetos pessoais, alimentam-se, mas não se alimentam do principal alimento, que é a cultura. É o terceiro ano que fazemos a exposição em shopping e estamos vendo que dá resultado. Precisamos levar cultura, educação e cidadania para as pessoas, porque só através desse tripé é que vamos nos desenvolver”, disse.

O representante da Secretaria Estadual de Educação e membro da Comissão Estadual do Setembro Cidadão, professor João Maria Mendonça de Moura, visitou a exposição e falou da participação da secretaria em relação ao planejamento e a implementação das ações no tocante à educação e cidadania na rede estadual de ensino. “Nós iniciamos, dia 28 de agosto, o Setembro Cidadão na Secretaria Estadual de Educação, onde desenvolvemos diversas ações, cursos de formação, palestras, oficinas, o dia estadual do esporte cidadão. Desenvolvemos atividades de saúde, lazer, isso tudo dentro da rede estadual de ensino”, explicou. É o terceiro ano que a Secretaria participa das atividades do Setembro Cidadão.

Também prestigiou o estande o ex-deputado estadual e atual presidente do TCE, Poti Júnior, que mencionou a preocupação de aproximar a Casa Legislativa da sociedade e observou que sempre que possível seria importante levar esse material para o interior do Estado. “A participação da juventude, da sociedade, na atividade política é salutar. É na atividade política que as coisas são construídas. E quem quer ver um futuro melhor para a sociedade tem que participar dos movimentos políticos, porque através deles podem ser construídas coisas favoráveis ao nosso desenvolvimento”, falou.

O procurador Geral da Assembleia Legislativa, Sérgio Freire, também enfatizou que o interior do Estado precisa ter acesso ao material exposto e mencionou o projeto de ampliação do Memorial, que deverá ir para um lugar mais visível e de melhor acesso, para que possa chegar a mais pessoas. “Ninguém pode pensar o futuro sem ter um conhecimento mínimo sobre o passado. A contribuição deste acervo é incalculável. Parabenizo Dr. Jarbas, que vem espalhando cidadania em todo o estado e fazendo deste um projeto já copiado em outros estados”.

Maria Dulcineia Limeira, diretora administrativa e financeira da Assembleia Legislativa, lembrou que o projeto representa muita coisa para a Assembleia Legislativa. “Um dos grandes objetivos do nosso presidente, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), é levar a Assembleia junto ao cidadão e este é um espaço de importância muito grande. A Assembleia está aqui se apresentando ao cidadão de Natal e também faz um trabalho muito efetivo junto às escolas. A gente sabe que tudo para o cidadão acontece a partir do Poder Legislativo, então, todas as pessoas que passarem por este espaço irão valorizar mais o Poder Legislativo, porque conhecerá pouquinho da história dele aqui”, falou.

Crispiniano Neto, da Fundação José Augusto, também esteve no local e aproveitou para dizer algumas das ações do governo estadual na área da cultura, entre elas o microcrédito para a cultura, da agência de fomento do Estado, e o investimento de R$1 milhão a cada quadrimestre em prêmios para a cultura, podendo ser teatro, música, dança, circo, programas culturais em rádios comunitárias, entre outros. “Parabenizo essa atividade por ser uma preservação da memória, o que é extremamente importante. Estou vendo aqui Câmara Cascudo, estou vendo as mulheres, inclusive porque nós somos o estado onde teve mais contribuições femininas para a política brasileira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.