Barco de imigrantes naufraga na Líbia e deixa cerca de 90 mortos

31 mortes em naufrágio na Líbia

Um barco que levava imigrantes da Líbia para a Europa naufragou na manhã desta sexta-feira (2) na costa do país africano, deixando cerca de 90 mortos.

De acordo com a Organização Internacional de Migração, apenas três pessoas sobreviveram ao naufrágio, que aconteceu próximo a cidade de Zuwara (a 100 quilômetros de Trípoli).

O órgão disse que dez corpos já foram encontrados, sendo oito de paquistaneses e dois de líbios, mas o restante continua desaparecido.

A porta-voz da organização, Olivia  Headon, afirmou que o número de paquistaneses que tentam entrar na Europa pela Itália em barcos saindo da Líbia tem aumentado nos últimos meses. Por isso, disse que a maior parte das vítimas deve ser desse país. As informações são da Folha de São Paulo.

“Eles nos deram uma estimativa de 90 pessoas que se afogaram durante o naufrágio, mas nos ainda temos que verificar o número exato de pessoas que perderam a vida durante a tragédia”, disse de Tunis, na Tunísia.

Segundo ela, as informações iniciais apontam que o barco naufragou porque estava superlotado.

Estimativas apontam que cerca de 600 mil pessoas já tentaram entrar na Europa ilegalmente a partir da Líbia nos últimos quatro anos. O número, porém, diminuiu a partir de julho de 2017, depois de uma série de medidas do governo local para conter a imigração, feitas após pressão da Itália e da União Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.