Bebê nascido com coração fora do peito sobrevive a cirurgia: ‘milagre’

Depois de nascer com o coração do lado de fora do peito, uma bebê passou por três procedimentos cirúrgicos que colocaram o órgão em seu devido lugar. De acordo com o Hospital Glenfield, em Leicester, no Reino Unido, este é o primeiro caso de recém-nascido que sobreviveu a tal operação no país.

Vanellope Hope Wilkins nasceu há três semanas com uma rara condição chamada ectopia cordis, que atinge poucas crianças a cada um milhão de nascimentos. A maioria delas morre logo após o parto.

A mãe, Naomi Findlay, de 31 anos, estava esperando a filha nascer somente na véspera de Natal, mas deu à luz durante uma operação cesariana no último dia 22, para reduzir os riscos de uma infecção e, assim, aumentar a chance de sobrevivência de Vanellope. A bebê também nasceu sem o osso esterno, que une as costelas no meio do peito e protege a região onde fica o coração, segundo informações de O Globo.

“Ela está desafiando a tudo, é algo além de um milagre”, disse o pai, Dean Wilkins, de 43 anos, à emissora britânica “BBC”.

De acordo com o pediatra cardiologista Frances Bu’Lock, Vanellope está se recuperando muito bem e mostrando-se muito resiliente. Ele disse ainda que em breve a menina deve deixar de respirar com a ajuda de aparelhos.

“No futuro nós talvez possamos colocar alguma proteção óssea interna para o coração dela, talvez usando impressão 3D ou mesmo algo orgânico que poderia crescer com ela”, acrescentou o especialista.

Na última operação, os médicos usaram a própria pele da criança para cobrir o buraco deixado em seu peito. No momento da cesariana, foram cerca de 50 profissionais participando na sala de cirurgia, incluindo obstetras, cirurgiões cardíacos, anestesistas, neonatologistas e parteiras.

“Foi um verdadeiro choque quando o ultrassom mostrou que o coração dela estava do lado de fora e assustador porque nós não sabíamos o que poderia acontecer”, disse Naomi. “De certa forma, a força dela me deu força para continuar em frente”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.