Bolsonaro e Lula atacam possibilidade de terceira via para eleições de 2022

O presidente Jair Bolsonaro conversa com a imprensa após ter alta de hospital em São Paulo Foto: Miguel Schincariol/AFP/18-07-2021

Líderes em intenção de voto, mas também em rejeição, nas pesquisas eleitorais para 2022, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se uniram nesta terça-feira nas críticas à movimentação de diversos partidos por uma “terceira via” — uma candidatura que rivalize com os dois nas eleições presidenciais de 2022.

Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que “não existe terceira via” nas eleições do ano que vem e reconheceu que a disputa está polarizada entre ele e o ex-presidente Lula. Para Bolsonaro, os candidatos que tentam se apresentar como alternativa aos dois não vão conseguir “atraiar a simpatia da população”.

— Tem uma passagem bíblica que diz, seja quente ou seja frio, não seja morno. Então terceira via, povo não engole isso aí — disse Bolsonaro, em entrevista à rádio Itatiaia. — Não vai dar certo. Não vai agregar, não vai atrair a simpatia da população. Não existe terceira via, está polarizado.

Já Lula disse em uma publicação no Twitter que a terceira via é uma “desculpa” e “uma invenção dos partidos que não tem candidato”. Ele questionou ainda o termo “polarização” usado para definir o cenário, dizendo que “de um lado é democracia e do outro é fascismo”.

“A 3a via é uma invenção dos partidos que não tem candidato. Falam em polarização… O que tem de um lado é democracia e do outro é fascismo. Quem tá sem chance usa de desculpa a tal da 3a via. Seria importante que todos os partidos lançassem candidato e testassem sua força”, postou Lula.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada há 10 dias mostra Lula liderança a disputa, com 46% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro. Os pré-candidatos que tentam se apresentar como “terceira via” não chegam a dois dígitos: Ciro Gomes (PDT) tem 8%, enquanto o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), chega a 5% e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) tem 4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.