Bolsonaro quer ampliar de 5 para 10 anos validade da carteira de motorista

Bolsonaro recebeu obra, feita de cápsulas de munição, que retrata o rosto do presidente eleito dentro do mapa do Brasil — Foto: Reprodução
Bolsonaro recebeu obra, feita de cápsulas de munição, que retrata o rosto do presidente eleito dentro do mapa do Brasil — Foto: Reprodução

O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta sexta-feira (28) que pretende ampliar a validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no país.

Por meio de uma rede social, Bolsonaro diz que vai trabalhar para que o documento seja válido por dez anos consecutivos —hoje, a carteira precisa ser renovada a cada cinco anos.

Segundo o advogado Maurício Januzzi, presidente da comissão de direito viário da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), o caminho para mudar a validade da carteira de habilitação é simples, já que o documento é regulamentado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), setor subordinado ao Ministério das Cidades.

Para realizar a mudança sugerida por Bolsonaro seria preciso apenas uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Não é lei, então pode ser alterado como quiser. É um ato assinado pelo ministro e pelo presidente do Contran”, explicou Januzzi. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.