Brasil pode vacinar só 10% da população contra Covid-19, diz Ministério da Saúde

Brasil pode vacinar só 10% da população contra Covid-19, diz Ministério da Saúde

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco, disse nesta quarta-feira (7) que o governo cogita vacinar apenas 10% da população contra a Covid-19.

A declaração foi a uma comissão da Câmara dos Deputados.

Franco contou que o contrato do governo com a iniciativa internacional COVAX Facility prevê pouco mais de 42 milhões de doses, sendo previstas duas doses por vacinado.

“Para reduzir significativamente os impactos da Covid-19 de maneira segura, rápida e eficaz, não seria necessário vacinar toda a população. Eu cito como exemplo a nossa campanha de vacinação anual contra a influenza, quando vacinamos cerca de 90 milhões de brasileiros, dentre a nossa população de 212 milhões de brasileiros (…) Uma vez aprovada uma vacina segura e eficaz no âmbito da COVAX Facility, suas doses serão distribuídas de modo justo e equitativo”.

Pouco antes, o secretário-executivo citou entendimento da COVAX para acelerar o desenvolvimento de vacinas. “Ninguém está seguro até que todos estejamos seguros. Não adiantaria nós imunizarmos uma parcela da população brasileira se os países vizinhos, países com menor poder aquisitivo, não tenham possibilidade de imunizar suas populações. A doença não seria erradicada ou controlada e migraria de volta para o nosso país ou para qualquer país do mundo”.

A COVAX é um consórcio internacional, uma espécie de crowdfunding ou “vaquinha” das vacinas. Os países patrocinadores podem receber a primeira aprovada de várias candidatas a vacinas que estão em desenvolvimento.

O antagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.