Brasil ultrapassa a marca de um milhão de casos de dengue

O Brasil ultrapassou a marca de um milhão de casos de dengue apenas nestes dois primeiros meses do ano. Em 2023 foram 1,6 milhão de registro da doença. E, neste ano, 214 mortes foram registradas.

Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Paraná lideram o número de casos. E a previsão é que o pico da doença aconteça neste fim de março.

Para este ano, estimativa é para mais de quatro milhões de casos.

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, André Siqueira, a onda de dengue liga o sinal de alerta.

“Tanto na população, que deve tomar as medidas necessárias pra reduzir os riscos de infecção e entender o que que a doença pode causar, mas principalmente nos gestores, que devem tomar medidas pra reduzir impactos desse aumento de casos. Tentar reduzir a transmissão, da maneira possível, mas principalmente, preparar os serviços de saúde pra responder esse aumento de número de casos”, pontua.

A secretária Helena Selaine, de 44 anos, pegou dengue pela terceira vez. Ela já levou o filho de dez anos para vacinar e destaca a importância do imunizante.

“Se a gente puder proteger o máximo possível. A vacina cobre 79,9%. Melhor que a gente ficar tentando com a sorte. Vamos proteger, melhor proteger do que depois ficar correndo pro hospital, desesperado com criança. Adulto a gente ainda aguenta mais um pouco, mas criança é mais complicado, né?”, afirma.

DF, seis estados e 154 municípios já decretaram situação de emergência.

Para combater o vírus, neste sábado acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue em todo o país.

As ações envolvem prevenção e controle dos focos do mosquito e orientação à população.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.