Bretas alfineta ministro Gilmar no Twitter

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e responsável por conduzir a Operação Lava-Jato no Rio, alfinetou nesta terça-feira em seu Twitter o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A postagem veio após a decisão de Gilmar de que as audiências da “Operação Ponto Final” sejam refeitas. A operação investiga o pagamento de propina a políticos pelos empresários de ônibus do Rio de Janeiro.

Bretas compartilhou imagem com uma frase de autoria do histpriador brasileiro Jaime Pinsky, com os dizeres: “em uma sociedade democrática o juiz não deve privilegiar amigos, parentes ou pessoas pelas quais sente afinidade”.

Gilmar determinou a realização de novas audiêncais ao atender um pedido da defesa de um dos investigados, o empresário Jacob Barata Filho. O ministro do STF foi padrinho de casamento da filha de Jacob, Beatriz Barata.

Bretas criticou a decisão no despacho em que atende à demanda de Gilmar, dizendo que “(…) o Ministro Relator, embora não tenha declarado formalmente a nulidade dos atos ora praticados, anulou, monocraticamente e na prática, toda a instrução processual já realizada, ao determinar a repetição de tais atos”.

No ano passado, o ministro já havia concedido três habeas corpus para Jacob Barata Filho, sendo dois deles em um período de 48 horas. As informações são de O Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.