Carlos Eduardo lidera com 41% das intenções de voto para Prefeitura de Natal, aponta pesquisa DataVero/Diário do RN

Caso as eleições municipais fossem hoje, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) venceria a disputa pelo comando da Prefeitura de Natal, conforme pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Datavero e divulgada pelo Diário do RN nesta terça-feira (26). O ex-gestor foi citado por 41,55% dos natalenses consultados no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. A deputada federal Natália Bonavides (PT), é a segunda colocada na disputa com 11,33%, seguida do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), que aparece com 10,74% das citações; o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) vem na quarta posição com 5,27%. O número de eleitores que respondeu que não votaria em “nenhum dos candidatos” aparece com 26,44% das citações e os eleitores que ainda não sabem ou não responderam correspondem a 4,67% das citações feitas.

No cenário espontâneo, 64,21% dos entrevistados pelo Instituto Datavero afirmaram que ainda “não sabe ou não respondeu” em quem votaria para Prefeito de Natal, seguido pelo “nenhum dos candidatos” com 16,80% das citações. Apenas na terceira posição, aparece o ex-prefeito Carlos Eduardo com 8,95% de intenção dos votos; em seguida aparece o “Candidato de Álvaro” – que ainda não tem um nome definido para o pleito de 2024 – com 3,98%. Depois, vem a deputada Natália Bonavides com 2,49% dos votos e Paulinho Freire com 2,09% das intenções de voto no formato espontânea.

Outros nomes também foram citados pelos eleitores, como o policial militar reformado Wendel Lagartixa com 0,50%; a secretária de planejamento de Natal, Joanna Guerra com 0,30%; o comunicador Luiz Almir com 0,20%, empatado com o ex-deputado federal, Rafael Motta que também está com 0,20%; empatados com 0,10% estão o deputado federal general Girão, o senador Rogério Marinho e o senador Styvenson Valentim.

Natália continua como a pré-candidata mais rejeitada em Natal

Um dos quesitos analisados pela pesquisa Datavero/Diário do RN foi o índice de rejeição dos pré-candidatos. Quando foi questionado aos entrevistados qual candidato eles não votariam de jeito nenhum para a Prefeitura de Natal em 2024, se a eleição municipal fosse hoje.

A pré-candidata Natália Bonavides (PT), aparece na lista entre os citados com 21,97%, sendo seguida pelo deputado e pré-candidato Paulinho Freire com 11,33% de rejeição. Já o ex-prefeito Carlos Eduardo aparece 10,24% das citações no quesito rejeição.

O quarto mais rejeitado para a Prefeitura de Natal é o ex-deputado federal, Rafael Motta, com 9,34%. Empatados com 8,05% das intenções, aparece “não sabem ou não responderam” e “votaria em todos”.

A surpresa no cenário entre os rejeitados aparece que 31,01% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos nomes dos pré-candidatos citados na pesquisa.

Fonte: Diário do RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.