Casa de festas e campo de futebol com shows musicais marcados são interditados em Natal

Casa de eventos no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal, foi interditado — Foto: Divulgação

Uma casa de festas no bairro Guarapes, e um campo de futebol, no bairro Mãe Luiza, foram interditados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar nesta sexta-feira (18).

O motivo era a previsão de realização de shows musicais com grande apelo popular nesses locais, que gerariam aglomerações. Ambos aconteceriam sem licenciamento do Município.

Festas e eventos comerciais que possam reunir mais de 50 pessoas estão proibidos de acontecer na capital potiguar, segundo decreto publicado pela Prefeitura de Natal no dia 4 de dezembro. O documento também cancelou as festas de revéillon, o Natal em Natal e o Carnaval 2021. A medida é de prevenção ao contágio pelo coronavírus.

No bairro Guarapes, na Zona Oeste da cidade, as equipes da Guarda Municipal e da Semurb fecharam uma casa de show na rua Novo Guarapes, que tinha marcado para este sábado (19) um carnaval fora de época com previsão de receber mais de 1 mil pessoas.

“Estava prevista a realização de um carnaval fora de época, com possibilidade de grande aglomeração, visto que estava tendo um apelo junto aos jovens da comunidade. Quinta-feira (17), os organizadores foram comunicados de que não poderiam realizar o evento, foi feita uma notificação informando os organizadores, para que não vendessem ingressos, fizessem a desmobilização do material, pra reduzir os prejuízos, mas infelizmente tivemos informações de que eles iriam tentar burlar a fiscalização e fazer o evento do mesmo jeito”, explicou o supervisor de fiscalização da Semurb, Gustavo Szilagyi.

“Fomos até o local para lacrar o estabelecimento, para que não haja acesso de ninguém e o evento não ocorra, resguardando dessa forma a vida das pessoas e evitando que uma festa com grande apelo popular e aglomeração tivesse ocorrido”.

Pelo pedido de licenciamento ter sido indeferido e, em seguida, a interdição do espaço ter sido feito, a organização do evento pode ser multada caso tente realizar a festa de maneira clandestina.

“Se eles insistirem em fazer o evento, poderão ser multados e responsabilizados criminalmente nos termos da legislação sanitária e ambiental vigente no país”, explicou Gustavo Szilagyi.

Já em Mãe Luiza, na Zona Leste da capital, as equipes da Semurb e da Guarda Municipal atuaram em conjunto com a Polícia Militar, após o centro de inteligência do órgão descobrir que haveria um grande evento no local nesta sexta-feira (18).

“A PM entrou em contato conosco, para interditarmos o espaço, já que o campo de futebol de Mãe Luiza é uma área pública pertencente à Prefeitura de Natal. Fomos com uma equipe conjunta e fizemos a interdição, colocando blocos de gelo baiano nos dois portões de acesso para evitar que as pessoas entrem e venham a realizar esse evento”, explicou.

Segundo a Semurb, a PM seguirá fazendo rondas na região para evitar que haja a realização da festa.

G1RN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.